Após intensa repercussão negativa, denúncias de risco à saúde dos pacientes oncológicos e forte desgaste enfrentado pelo governador Jerônimo Rodrigues, o Governo da Bahia, através da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) recuou e solicitou oficialmente que o Hospital Núcleo Vida mantenha temporariamente os atendimentos de novos casos da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON).
Em ofício datado de 13 de maio e enviado à superintendente da SUREGS, Dra. Monica Hupsel Frank, o Hospital Núcleo Vida confirmou que seguirá atendendo novos pacientes oncológicos encaminhados via Sistema de Regulação (SRA). A medida será temporária, até que a SESAB sinalize oficialmente a suspensão e transferência dos atendimentos para o Hospital de Amor, localizado em Lagarto (SE).
Segundo o documento, o Núcleo Vida também garantirá a continuidade do tratamento dos pacientes já atendidos por um período máximo de 12 meses a partir da data do ofício. Intercorrências clínicas ou cirúrgicas de pacientes de outras unidades deverão ser direcionadas ao Hospital Regional de Paulo Afonso, conforme a Resolução CIB nº 403/2025, de 07 de maio de 2025.
Embora a resolução já tenha sido publicada no Diário Oficial e aprovada pelos entes envolvidos, retirando formalmente a responsabilidade do Hospital Núcleo Vida de receber novos pacientes oncológicos, a unidade, atendendo a um pedido expresso da própria SESAB, decidiu manter temporariamente os atendimentos — demonstrando sensibilidade diante do cenário e comprometimento com os pacientes da região.