
Ícone do rádio pauloafonsino, a comunicadora Vera Onilde apresentará neste sábado, 26 de julho, sua última edição do programa “Show da Manhã”, encerrando oficialmente uma trajetória de mais de quatro décadas no rádio. A despedida marca o início de sua aposentadoria e o fim de um ciclo que deixou marcas profundas na história da comunicação local.
Com voz marcante e carisma inconfundível, Vera surgiu para o rádio na década dias anos 80, na pioneira Rádio Cultura de Paulo Afonso. Foram 13 anos de sucesso sob a batuta do fundador da emissora, Antônio José Diniz — nome lendário do rádio que faleceu em 2019. Dividir o microfone com ele foi, segundo os colegas de profissão, uma escola de alegrias e desafios.
Vera Onilde consolidou sua carreira na RBN, onde permaneceu por 32 anos. Na emissora, além de apresentar programas, também atuou no jornalismo, foi disc jockey, secretária administrativa e, paralelamente, formou-se, foi aprovada em concurso público para o Presídio Regional de Paulo Afonso e enfrentou, com coragem, um câncer de mama. Durante esse tempo, também foi mãe de Rick, seu único filho.
O “Show da Manhã”, que ela comandou aos sábados, tornou-se referência para gerações de ouvintes. Na última semana, familiares estiveram no estúdio da RBN para registrar o penúltimo programa. A voz continua límpida, mas como ela mesma deixa transparecer, é hora de descansar.
Sua contribuição ao rádio local vai além das transmissões: Vera deu ao microfone alma, humanidade e presença. Como escreveu a jornalista Ivone Lima, autora da homenagem:
“Vera, sinto dizer, você e o rádio são inseparáveis. Obrigada!”, encerrou.
Fotos: @ivone_painel





