
Após as chuvas registradas nos últimos dias no Centro-Oeste de Minas, a nascente histórica do Rio São Francisco transbordou na terça-feira (4), no Parque Nacional da Serra da Canastra, em São Roque de Minas. Vídeos que circulam nas redes sociais, mostram a água passando por cima da ponte sobre o rio.
O cenário é bem diferente ao de 2014, quando a nascente secou em meio a uma crise hídrica que assolou a região.
Segundo Carlos Henrique Bernardes, chefe do Parque Nacional da Serra da Canastra, desde setembro as nascentes da região, inclusive a nascente histórica do Rio São Francisco, estão em níveis elevados. Para ele, é natural neste período de intensas chuvas que o nível da água suba repentinamente.
“Tendo em vista as chuvas diárias e considerando que toda região é uma grande área de recarga, é natural que em uma época como essa, de grande pluviosidade, ocorram esses aumentos repentinos no volume de água. Obviamente, as nascentes estão com bastante água e quando chove muito em pouco tempo ocorre essa subida do volume de água, não quer dizer que esse volume visto no vídeo se manteve. Foi repentino e assim que terminou a chuva a água abaixou. Mas, felizmente, estamos com um bom volume de água nas nascentes da nossa região, inclusive na nascente histórica do São Francisco”, disse o diretor do parque Carlos Henrique.

Em setembro do ano passado, Carlos Eduardo disse ser indescritível a felicidade de ver a nascente fluindo, mesmo com o cenário de seca na ocasião.
“A gente fica feliz também de ver o nosso esforço. O trabalho de toda equipe nessa gestão que vem trazendo esse tipo de resultado. A nascente continua fluindo e alimentando as nossas esperanças de um futuro mais sustentável e de desenvolvimento econômico compatível e conciliado com a preservação ambiental, que é o que todos nós queremos”, afirmou na ocasião.
Em 2014, a seca da nascente, que é a principal em toda extensão do Rio São Francisco, foi anunciada no dia 23 de setembro pelo então chefe do parque, Luiz Arthur Castanheira.

O São Francisco é o maior rio totalmente brasileiro e a bacia hidrográfica abrange 504 municípios de sete unidades da federação – Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Goiás e Distrito Federal. Ele nasce na Serra da Canastra, em Minas, e desemboca no Oceano Atlântico na divisa entre Alagoas e Sergipe.
“Essa nascente é a original, a primeira do rio e é daqui que corre para toda a extensão. Ela é um símbolo do rio. Imagina isso secar? A situação chegou a esse ponto não foi da noite para o dia. Foi de forma gradativa, mas desse nível nunca vi em toda a história”, afirmou em entrevista à reportagem no ano de 2014.
Dois meses após a seca, a nascente voltou a brotar água e a recuperação foi registrada aos poucos.





