20 de dezembro de 2025

ANA mantém vazão do Rio São Francisco em 550 m³/s

Por

G1 SE — Aracaju

Vazão na Hidrelétrica de Xingó está em 550 m³/s — Foto: Reprodução/TV Gazeta/Arquivo



 

 

Até o dia 30 de abril, a vazão do Rio São Francisco vai ser mantida com a média diária de 550 metros cúbicos por segundo. A informação foi passada pela Agência Nacional de Águas (ANA) que autorizou a redução temporária da vazão mínima que pode ser liberada pelos reservatórios de Sobradinho (BA) e Xingó (AL/SE).

 

Outra medida determinada pela Resolução ANA nº 19/2019, publicada no Diário Oficial da União da sexta-feira (29), permite que a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF) libere uma vazão mínima defluente instantânea de até 523m³/s nestes dois reservatórios.

 

A autorização para a prática de defluências médias diárias de 550m³/s, menor patamar já praticado em Sobradinho e Xingó, está vigente desde julho de 2017 com a publicação da Resolução ANA nº 1.291/2017.

 

A CHESF ficou responsável por informar as populações das cidades ribeirinhas do Baixo e Submédio São Francisco sobre as reduções de vazão. As estações de monitoramento de Juazeiro (BA) e de Propriá (SE) continuarão sendo utilizadas respectivamente para controle das defluências dos reservatórios de Sobradinho e de Xingó.




 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

bannermariabonita

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!