19 de março de 2024

A nossa ponte metálica. Em busca de uma avaliação (Francisco Nery Júnior)

Por

Redação (pa4.com.br)

Francisco Nery Júnior

Temos uma ponte metálica entre Bahia e Alagoas. Ponte construção e visão de quem acreditava no Brasil do Futuro. Soberana ela reina acima do cânion abençoado do São Francisco.

Bem presente na minha mente a primeira vez que passei pela ponte – e olhei cheio de orgulho e espírito para baixo. Era a primeira vez que via o Rio São Francisco de perto, embora das alturas, o São Francisco que tantas vezes estudei em aulas memoráveis de geografia pelos mestres dedicados a quem muito deve o Brasil.

A ponte resiste ao tempo. Com olhar inquisitivo e preocupado, contemplamos a sua estrutura formidável – e tememos pelo seu futuro. A ponte, projetada e armada lá pela década de cinquenta, formidável embora (formidável significa uma coisa grande, portentosa que impõe respeito), continuará resistindo ao peso cada vez maior dos caminhões de carga modernos?

Se bem verificarmos, ela é composta de dois braços que se encontram no meio, cada um transpondo o peso recebido para o sopé encravado na encosta do cânion, cada um a seu lado. Poderíamos dizer em linguagem leiga que a nossa respeitada ponte é uma ponte pênsil. No meio, uma fissura deixada para controlar a expansão e a contração causadas pela mudança de temperatura.

É por amor à nossa veneranda senhora quase centenária que ousamos inquirir de quem de direito e de competência: uma avaliação perpetrada nos garantiria a sua perpetuidade? Reforços seriam recomendáveis?

A bíblia e cânones outros sabidos nos recomendam respeito, pudor e consideração pelos nossos anciãos. Nada mais aceitável, portanto, que a nossa preocupação seja levada em consideração por quem de direito.

 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 2

  1. francisco jr says:

    O problema é que nas poucas manutenção e inspeção que existiram não houve fiscalização, as empresas vem faz o serviço, recebem o dinheiro e vão embora.

  2. francisco jr says:

    Uma sugestão: Algum profissional ou hobista que faz trabalhos com DRONE, poderia fazer um voo mostrando a ponte em todos os seus ângulos, principalmente na parte inferior onde poderia ser visto as condições das ferragens, das bases de concreto etc. depois colocaria no YOUTUB, com isso estaria mostrando a grande obra de engenharia construida nos anos 50 para os paulafonsinos e o mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!