17 de dezembro de 2025

89 anos de Abel Barbosa, o inventor de Paulo Afonso!

Por

ANTÔNIO GALDINO / REDAÇÃO - PA4.COM.BR

Abel Barbosa, ajeitando a cabeleira branca de 89 anos de vida. 03/06/2017. (Foto: Antônio Galdino)

Por Antônio Galdino

 

Abel Barbosa e Silva nasceu em Pesqueira-PE em 03 de Junho de 1928, filho de João Barbosa e Silva e de Quitéria Maria de Jesus. Hoje, 03/06/2017 completa 89 anos de vida.
Fomos visitá-lo, eu, João de Souza e Sebastião Leandro, que foi um dos seus escoteiros, e o encontramos, para nossa alegria, um homem feliz, na sua simplicidade exemplar.

 

Sebastião Leandro (Suprave), Antônio Galdino, João de Sousa Lima visitam Abel Barbosa no dia dos seu aniversário de 89 anos de vida, 03/06/2017 – Foto: Peba.

Abel sempre viveu intensamente envolvido com a política do Estado de Pernambuco, especialmente na região do Agreste do Estado, entre as cidades de Pesqueira, Canhotinho, Catende, Sertânia e em terras do Cariri Paraibano como Monteiro e outras das região, sempre acompanhando e atuando nas campanhas políticas de Agamenon Magalhães, Apolônio Sales, Barbosa Lima Sobrinho e outros.

 

Com a chegada da Chesf à região de Paulo Afonso, o pai de Abel, João Barbosa, veio com a esposa, para trabalhar na construção das Casas Tipo “O” do Acampamento da Chesf. Abel ficou no Agreste Pernambucano.
No início de Setembro de 1950, o pai de Abel morreu e ele chegou a Paulo Afonso no dia 03 de deste mês para apoiar sua mãe, D. Quitéria e nunca mais voltou para o seu Pernambuco.
Em Paulo Afonso, que ainda se chamava ForquIlha e Vila Poty, foi criando raízes. Fundou o Grupo de Escoteiros que passou a dirigir, como já fazia nas terras pernambucanas. Em Outubro 1953 elegeu-se vereador pelo Distrito de Paulo Afonso para a Câmara Municipal de Glória.

 

Ali começou, a partir de 1954, a trabalhar para aprovar o projeto de sua autoria para a emancipação política de Paulo Afonso. Conseguiu essa aprovação em 10 de Outubro de 1956 e continuou em luta intensa para que fosse aprovado pela Assembleia Legislativa da Bahia e então outorgado pelo governador do Estado. E o seu projeto virou a Lei Estadual 1.012 em 28 de Julho de 1958, assinado pelo governador Antônio Balbino de Carvalho que criou o Município de Paulo Afonso.
ABEL BARBOSA FOI O INVENTOR DE PAULO AFONSO
Na primeira eleição para prefeito, Abel foi derrotado por Otaviano Leandro de Morais que tinha o apoio aberto da Chesf, a grande potência econômica da época na região.
Elegeu-se depois vereador e foi reeleito várias vezes em um total de 16 anos (incluindo os 4 anos de Glória).

 

Assumiu a Prefeitura de Paulo Afonso por duas vezes. Na primeira, durante 1 anos e cinco meses (14/5/1974 a 16/10/1975) porque era o Presidente da Câmara. Na segunda vez, nomeado pelo governador Antonio Carlos Magalhães, no governo militar, por mais 6 anos, 4 meses e 27 dias (4/8/1979 a 31/12/1985).
Não mais se reelegeu. Optou em morar sozinho num pequeno bairro periférico da cidade, o Jardim Aeroporto. Recentemente sofreu um acidente doméstico e quebrou o fêmur pela terceira vez. Passou por cirurgia em hospital de Serra Talhada-PE e se recupera de forma surpreendente para a sua idade.
Desde então passou a morar em um apartamento anexo à casa do sobrinho conhecido por Peba, no mesmo Bairro Jardim Aeroporto onde, nesse dia 03 de Junho de 2017, dia do seu aniversário de 89 anos, alegre, sorridente, cheios de muitas histórias, recebeu os amigos João de Sousa Lima, Antônio Galdino e Sebastião Leandro que foi um dos seus escoteiros quando ganhou o apelido de Chefe Abel.

 

Novo livro de João de Sousa Lima entregue ao aniversariante com uma mensagem e um abraço do autor, do escoteiro Sebastião e do também amigo Galdino. 03/06/2017.

Sobre Abel Barbosa, o poeta cordelista Eduardo Viana fez um folheto de cordel em sua homenagem, publicado, como as informações desse texto, no livro “De Forquilha a Paulo Afonso – Histórias e Memórias de Pioneiros”, de Antônio Galdino da Silva.
Nesse folheto, Eduardo Viana termina assim:

 

O poeta assim falou,
E aqui me manifesto.
Abel mora em casa simples,
Reside em bairro modesto
E um ex-prefeito pobre
É prova que foi honesto!
PARABÉNS, CHEFE ABEL, INVENTOR DE PAULO AFONSO, PELOS 89 ANOS DE VIDA INTENSA!!!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 24

  1. F. Nery Jr. says:

    Deus abençoe o eterno prefeito de Paulo Afonso. Se temos um herói, este é, sem dúvida alguma, Abel Barbosa. Parabéns a Galdino pela matéria. Será que a aposentadoria de Abel Barbosa é digna? Francisco Nery Júnior

    • dorivalsant@live.com says:

      considere mais o nosso prefeito do passado pois ele fez muito por nós.

    • dorivalsant@live.com says:

      meu amigo chef ABAEL DEVERIA ESTAR EM LUGAR MAIAS CONFORTÁVEL
      pois ajudou muiti gente se estabilizar na vida se não fosse ele jamais estaria desfrutando da driqueza aquele mercado ao lado do 20 batalhaõ ja era para ser entr a preitura até esta nas mão dos aproveitadores

  2. paulo Junior says:

    Um homem honesto.Foi prefeito e continua pobre.Ao contrario do politicos de hoje estão todos Ricos

  3. Maria says:

    Só ta pobre pq não roubou,sempre foi um político honesto.

  4. Carol says:

    Otima pessoa e exemplo de vida!

  5. Maria says:

    Sr Abel um feliz aniversário,saúde ,tudo de bom .trabalhei trinta anos p prefeitura graças ao sr,muito obrigada por ter feito parte de minha história,um grande abraço.

  6. CARLOS LIMA says:

    Deus o abençoe com muitos e muitos anos de vida pois essa é verdadeira história viva de Paulo Afonso. Infelizmente, os gestores incompetentes não usam o poder público para valorizar esse homem. Parabéns Sr. Abel Barbosa.

  7. Marcão says:

    Cader os empresário que ele ajudou quando era prefeito porque agora não ajuda o homem

    • Pedro Silva says:

      Exatamente. Todos os bons terrenos onde hoje são edificadas as grandes empresas se Paulo Afonso foram doados pelo prefeito Abel. Supermercados, postos de gasolina, hotéis , todos devem a ele a ótima localização. À exceção de Sebastião Leandro, todos os outros o esqueceram…

  8. josineide says:

    Inventor de Paulo Afonso? pelo amor de Deus, não?

  9. Florisvaldo Carvalho Lima (Marrom) says:

    Eu tb Chefe Abel, nasci no mesmo dia, 03.06.46 e tenho orgulho de tê-lo conhecido e convivido . Eu, particularmente, não o considero pobre. Vc é um homem muito rico por servir de EXEMPLO para uma geração tão carente de princípios básicos de conduta:
    HONESTIDADE. Parabéns e muita saúde.

  10. Paulo says:

    Parabéns, Chefe ABEL! Deus lhe dê muita saúde e muitos anos de vida; pelo seu exemplo de vida, podemos chamá-lo de chefe. Hoje, os homens , principalmente aqueles lá de Brasília, são mais conhecidos por CANALHAS.

  11. pppppppp says:

    vai entender esse povo nunca fez nada pela a população de paulo afonso só ajudou os rico da cidade mi poupe.

  12. Thatiani G. Santos says:

    Pena ele não soube foi administrar o dinheiro que ganhou. Quando estamos no poder não pensamos no dia de amanhã. Agora só resta desejarmos muita saúde.

  13. Professor Galdino. says:

    Aos anônimos e de nomes duvidosos: Este não é um assunto polêmico ou perigoso que possa levar algumas pessoas ao anonimato para, no esconderijo, manifestarem sua opinião.
    Sei que a criação de um município é sempre um trabalho coletivo que envolve situações de conflito. E, neste, como em outros caso, há a necessidade de ter uma liderança forte que busque esse resultado. No caso de Inventor de Paulo Afonso, usei essa licença da literatura para me referir a Abel Barbosa e Silva porque antes da Lei 1012/58, sancionada pelo governador Antônio Baldino, Paulo Afonso de fato existia, como um distrito do município de Glória que pouco valor e apoio lhe dava.
    Não quis gerar nenhuma polêmica mas apenas prestar uma homenagem a este homem pelo que fez, reconhecido por mais de 90% dos que leram esta notícia neste reconhecido site mas, não só entendo que cada um, mesmo se escondendo atrás de um nome falso, não se sabe porque, tem o direito de pensar e dizer o que quer.

    • Rogério Xavier says:

      Justo….poucos conhecem a história por trás dos fatos…não basta só ter nascido….só os que viveram Paulo Afonso….entende.
      “…E um tal de Chefe Abel
      Um baixinho arretado
      Do poder tirou o véu
      Não queria mais trocado
      Ele foi o vereador
      E também o precursor
      Do relato aqui contado.”
      Trecho do cordel de minha autoria: “Paulo Afonso Independência ou Sorte”.
      E viva Chefe Abel!

  14. Professor Galdino. says:

    Desculpem, esqueci de pequenos e importantes detalhes: Quis fazer e o farei sempre que achar necessário, porque ele, no teu tempo, teve atitudes na política, tão importantes e necessárias nos dias de hoje e não se vê, e de que cito apenas dois fatos, como:
    – Abel “brigou” politicamente com Adauto Pereira por muitos anos. Briga acirrada! Adversários ferrenhos e Abel reconheceu as qualidades de Adauto, uniu-se a eles e ainda hoje ele fala com admiração desse opositor.
    – Da mesma forma foi com Otaviano Leandro, que o derrotou na primeira e tão sonhada eleição de sua vida, seu sonho político maior, o de ser prefeito de Paulo Afonso eleito pelo povo.
    Ainda hoje ele reconhece que, em que pese a divergência política, diz Abel que Otaviano foi um dos políticos mais honestos que eu conheci. Merece todo o nosso respeito. Gente assim, que está se tornando coisa rara em nossos dias, merece todo o nosso aplauso.

  15. M.B.R says:

    Importantíssima omenagem ao grande propulsor de Paulo Afonso, Abel Barbosa.
    Todos estão de parabéns.

  16. Rogério Xavier says:

    Justo….poucos conhecem a história por trás dos fatos…não basta só ter nascido….só os que viveram Paulo Afonso….entende.
    “…E um tal de Chefe Abel
    Um baixinho arretado
    Do poder tirou o véu
    Não queria mais trocado
    Ele foi o vereador
    E também o precursor
    Do relato aqui contado.”
    Trecho do cordel de minha autoria: “Paulo Afonso Independência ou Sorte”.
    E viva Chefe Abel!

  17. Chesfiano says:

    Que Deus conceda ao chefe Abel mais de 100 anos de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

bannermariabonita

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!