Por Mateus Freitas Teixeira – Cardiologista do Vasco da Gama, é diretor da Sociedade de Medicina do Exercício e do Esporte do Rio de Janeiro e coordenador médico da Clínica Fit Center
Médico cardiologista Mateus Freitas Teixeira alerta que houve um aumento de 67% nas mortes causadas pela pressão alta em apenas dois anos, entre 2019 e 2021, segundo dados do Ministério da Saúde
O ministério da saúde publicou este ano dados alarmantes sobre o aumento do número de hipertensão arterial (HAS) no Brasil, com o aumento de 12,6 mortes pela doença por 100 mil habitantes em 2019 para 18,7 mortes por 100 mil habitantes em 2021, um aumento de 67% em apenas dois anos. Isso é motivo de preocupação, uma vez que 50% da população têm hipertensão arterial e muitos sequer sabem, já que é uma doença silenciosa. Segundo o Ministério da Saúde, a hipertensão arterial sistêmica é a principal causa de morte no país: anualmente são 300 mil óbitos, 820 por dia, 30 por hora e um a cada 2 minutos. Além disso, a hipertensão é causa de 20% de internações no país.
A hipertensão arterial pode causar, quando não tratada, insuficiência cardíaca, infarto agudo do miocárdio, arritmias e outras cardiopatias.
Algumas pessoas acreditam saber quando sua pressão arterial está alta, porém isso não é certo. Há, sim, pessoas que têm uma sensibilidade maior ao aumento da pressão, porém o problema está em manter-se sempre com pressão mais alta e na hipertensão silenciosa. Lembrando que níveis de pressão maiores ou iguais a 140×90 mmHg já são considerados altos.
Diante disso, é importante termos em mente algumas medidas para prevenir o quadro:
- Faça exercícios físicos regularmente;
- Não consuma sal em excesso;
- Evite alimentos ultraprocessados;
- Não fume;
- Durma bem;
- Tente evitar estresse;
- Evite álcool em excesso;
- Controle a sua glicemia.
Importante ressaltar que a pessoa que tem história familiar de hipertensão arterial ou em algum momento esteve com pressão mais alta deve procurar acompanhamento médico. A doença é crônica e pode causar muitos problemas quando não bem controlada. Evite esse agravamento, previna-se.
* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do ge / Eu Atleta.