16 de agosto de 2022

Adeus à antropóloga criadora de novas políticas sociais

O velório de Ruth Cardoso, falecida aos 77 anos, foi, além de um encontro de líderes políticos do país, uma demonstração da importância da antropóloga e ex-primeira-dama como referência acadêmica e figura pública. No fim da tarde de ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado da mulher, Marisa Letícia, compareceu à Sala São Paulo, local do velório, para prestar solidariedade ao antecessor, Fernando Henrique, casado com dona Ruth havia 55 anos.


 


O velório foi aberto ao público por volta de 11h30 e, após as 21h, só a família permaneceu no local. O corpo da ex-primeira-dama será enterrado na manhã de hoje, no Cemitério da Consolação, região central de São Paulo. O cortejo deve sair da Sala São Paulo às 10h.


 


Professores, pesquisadores e ex-orientandos foram se despedir daquela que consideravam uma “inspiradora e amiga”. Ruth já tinha uma longa carreira como antropóloga dedicada a estudos de gênero e de aculturação quando, em 1995, se tornou conhecida nacionalmente como a mulher do então presidente FHC.


 


Parlamentares baianos também marcaram presença no velório de dona Ruth Cardoso. O líder do Democratas na Câmara, deputado ACM Neto, viajou de Brasília a São Paulo acompanhado do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, e do presidente do partido, deputado Rodrigo Maia (RJ). Ele lamentou a morte da ex-primeira-dama do país. “Dona Ruth Cardoso, com a sua sensibilidade ímpar, contribuiu muito para a agenda social do país, ajudando sempre as pessoas mais pobres. Vamos levar o nosso abraço ao presidente Fernando Henrique Cardoso, à família e aos amigos nesta hora difícil”, afirmou o deputado, em nota.


 


O ex-prefeito de Salvador Antonio Imbassahy (PSDB) também foi ao sepultamento e lamentou a morte de dona Ruth. O tucano disse que a ex-primeira-dama era uma “grande figura humana e intelectual do país”. O deputado federal Jutahy Júnior (PSDB) afirmou ter recebido com grande tristeza a notícia do falecimento da ex-primeira-dama. Ele afirmou que nutria por ela “grande apreço e admiração tanto por suas qualidades de grande figura humana, como de mulher sóbria, inteligente, preparada e culta”.


 


O deputado José Carlos Aleluia (DEM) compareceu ao velório de dona Ruth e destacou o espírito democrático da ex-primeira-dama do país. Em Salvador, a Assembléia Legislativa decretou luto em função do falecimento de dona Ruth Cardoso.


 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!