Próximo aos rios de Paulo Afonso, em 28 de dezembro de 1983, nasce Gildo Mendes da Silva, o Gildo Madeira, um garoto que logo cedo foi influenciado pelo som das quedas d’águas das cachoeiras do Rio São Francisco e ingressou no mundo da música.
Aos 14 anos, tendo o irmão como referência, o também percussionista e mais conhecido como “Bacural”, a tocar percussão iniciando seus passos na rua, batendo lata. Assim sendo, onde seu irmão viajava a shows, o levava junto. Seus primeiros instrumentos percussionistas foran o pandeiro e o timbal. Logo, aos 16 anos, iniciou seus trabalhos profissionalmente com a Banda “Marreta You Planeta”.
Em 2006, saiu da banda e foi para São Paulo tocar com outra banda, a “Levada do Pelô”. Em 2007 retornou a Salvador e fez parte da Banda “Sapeco”. Ao término de 2007 foi a Recife com a mesma banda fazer uma temporada de shows durante um mês. Em seguida, a banda voltou para sua cidade e Gildo continuou em Recife, onde passou a integrar uma nova banda, “Ozz Cuecas”.
Após o período com Ozz Cuecas fez parte das bandas “Baderna” e “Excesso de Bagagem”. Por fim, foi convidado e encontra-se até hoje, fazendo parte da banda “Marreta é Massa” tendo participado de alguns programas de TV, no SBT (Domingo da Gente, Domingo Legal), e na BAND (Raul Gil).
Nessas suas viagens fez amizades que considera muito importantes em sua vida. Além de seu irmão Bacural, Gabriel Muzenza (também percussionista), Felipe (baterista de Marreta) e Waltinho (percussionista do Chiclete com Banana). Gildo hoje é um grande pesquisador de música, adora novos sons, instrumentos distintos e está sempre a procura de novidades para praticar suas técnicas.




