OZILDOALVES.COM.BR – CONTATO
Mensagem enviada através do site em 22/3/2010 – 13h7m
=============================================================
Nome: Marcos Dantas
E-mail: recursoshidricospmpa@bol.com.br
Mensagem: Água: Um bem comum a todos?
O dia mundial das águas deve ser um momento de reflexão, nós brasileiros somos detentores da maior quantidade de água doce do mundo 12%, porém muitas pessoas não têm acesso a ela, quando tem falta a qualidade devida para o consumo. O Rio São Francisco é um exemplo prático, pois desde a sua nascente em Minas Gerais até o encontro com o mar em Alagoas os esgotos domésticos e industriais são lançados sem nenhum tratamento direto no leito do rio, este que fornece a população um produto limpo, recebe de volta dejetos poluentes, é como se o rio que abastece tivesse a
obrigação de selecionar e guardar o lixo produzido diariamente pelas pessoas.
O Rio São Francisco é o grande responsável pelo desenvolvimento das cidades que o cercam, imaginem Petrolina e Juazeiro sem água para os projetos de irrigação, são eles que fazem à economia destas cidades crescerem, imaginem também Paulo Afonso sem
as usinas de energia da CHESF.
Diante do exposto ficam alguns esclarecimentos:
Será que estamos sendo inteligentes quando jogamos papel nas vias públicas? Qual o destino final deles?
Será que estamos deixando para as futuras gerações água com qualidade e quantidade suficiente?
Será que os lagos da Chesf ficaram poluídos naturalmente?
Qual a missão de cada cidadão perante a preservação dos recursos naturais, em particular a NOSSA ÁGUA?
Por que acontecem tantos conflitos por água nas zonas rurais do nosso Brasil?
Por fim vale pensar o seguinte:
Até quando teremos ÁGUA de qualidade chegando as nossas residências? Qual será o custo no futuro para termos água em nossas residências?
Dizer que a água vai acabar soa como uma tempestade para alguns pesquisadores, mas isso não significa exatamente que os mananciais vão secar. Mas sim que, à medida que os rios e lençóis estão cada vez mais poluídos, torna-se maior a necessidade da “potalização” (processo que torna a água consumível), o que pode aumentar os investimentos dos gestores e, consequentemente, o custo será repassado aosconsumidores.





