A arquiteta e também empresária Cíntia Costa, esteve presente na feira ABIMAD 2010, que ocorreu em São Paulo, entre os dias 24 e 27 de fevereiro. Com o tema “O mundo da decoração também tem seu palco”, a Feira da ABIMAD _ Feira Brasileira de Móveis e Acessórios de Alta Decoração, exerce hoje o papel de principal referência no mercado moveleiro nacional de alto padrão. É reconhecida como a feira que melhor representa a produção nacional do setor em termos de qualidade, acabamento e design. A feira ABIMAD aquece o mercado, pois dita tendências, através do maior evento de móveis e acessórios de alta decoração da América Latina, direcionada a um público específico de lojistas de móveis de linha alta e a arquitetos e designers.
Há quase três anos à frente da loja Larcasa, revendedora da marca Favorita, Cíntia também oferece em sua loja o que há de mais sofisticado e contemporâneo no ramo de móveis.
Filha de comerciantes, ao se formar em arquitetura, Cíntia realizou o desejo de trazer para Paulo Afonso uma loja de moveis onde ela ao mesmo tempo pudesse exercitar o que aprendeu com seus pais e o que aprendeu na arquitetura: “O curso de arquitetura oferece vários campos. Fiz alguns cursos na área de urbanismo, inclusive na Universidade do Porto, em Portugal e uma especialização em Salvador, mas não podia fugir do legado que foi deixado por meus pais, então resolvi unir o comércio à arquitetura de interiores e hoje trabalho com o que gosto e vendo o que gosto e sou grata a Deus por me proporcionar isto.” Sobre como ela concilia essas duas atividades a arquiteta sentencia: “Tenho uma boa equipe trabalhando comigo o que permite me dedicar aos meus projetos particulares de casas, clinicas, reformas, etc.”
E sobre a Feira da ABIMAD, o que você achou da edição deste ano?
Fui como lojista conferir as ultimas tendências. Meu publico alvo é um cliente que quer móveis clássicos, com design, produtos de linha alta, que não se encontra aqui. Procuro estar sempre me atualizando para trazer o diferencial para Paulo Afonso. Tenho sempre o cuidado de estar oferecendo aos meus clientes não só um produto esteticamente bonito, mas algo funcional, de qualidade e valor agregado. Não é em qualquer feira que se encontra as fábricas certas para trabalhar. Embora eu já trabalhe com algumas fabricas de linha alta participantes da Abimad, eu pude consolidar outras parcerias, de modo que posso dizer que a feira para mim foi muito produtiva em termos de negócios e atualização.
O que você pôde conferir de novidades e o que continua como tendência em 2010?
Prevalecem no mobiliário de jantar, poltronas, aparadores e centros muita madeira, principalmente nas mesas de jantar, com os laminados mais claros como o mel e a laca branca. O cromado e espelho estão apenas em alguns pequenos detalhes. Nos sofás, prevalecem os modelos com linhas retas, em tamanhos mais extensos. Nos tecidos o nobuk e a seda estão em alta, porém o chenille continua; as estampas floridas e formas geométricas permanecem, mas estão em alta os tecidos listrados. E claro, os clássicos, como o próprio nome diz, nunca saem de moda, como a poltrona Egg, de Jacobsen, ou a chaise de Corbusier, as poltronas estilo Luis XV e os mobiliários de Saarinem e do arquiteto Mies Van der Rohe, um dos ícones da arquitetura moderna, autor da famosa frase “less is more”, menos é mais. Compartilho da mesma opinião na decoração também: tudo que é feito com sutileza se torna muito mais elegante.





