Acesse www.espacosocial.org.br e veja as últimas notícias.
O Espaço Social Sete de Setembro, mantido pelo Centro Evangélico de Recuperação Social de Paulo Afonso – CERSPA iniciou as atividades com as crianças e os adolescentes, em situação de vulnerabilidade social, atendidos pelos projetos Espaço do Saber: Novo Tempo, Nova Vida e Geração Aprendiz. Esses projetos são financiados com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – FMDCA, após seleção promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, no ano de 2009.
O Projeto Espaço do Saber: Novo Tempo é uma iniciativa experimental para implantação do Ensino Integral na Educação Infantil na Cidade de Paulo Afonso. Coordenado pela Profa. Socorro Araujo, visa proporcionar a 40 crianças da idade de quatro anos, a educação com uma metodologia diferenciada. Tem a importante parceria do Colégio Sete de Setembro, onde as crianças, após as aulas regulares desenvolvidas no turno matutino no Espaço Social, frequentam atividades educativas e recreativas no turno vespertino, possibilitando, dessa forma, o seu desenvolvimento educacional, social e cultural, sem nenhum custo para as famílias.
Sob a coordenação de Fátima Carvalho, o Projeto Nova Vida atente a 100 adolescentes advindos das escolas públicas de nossa cidade, divididos em quatro grupos, em dois turnos – sempre no horário oposto ao da escola regular. O diferencial do projeto são as oficinas educacionais que acontecem quartas, quintas no Espaço Social, Português, Matemática, Cidadania e Informática e sextas-feiras, no Complexo Esportivo do Colégio Sete, os meninos participam das modalidades esportivas enquanto as meninas fazem aulas de artes.
Este ano, o Programa Geração Aprendiz foi iniciado com 25 adolescentes e sem nenhum custo com a formação teórica para as empresas; nos anos anteriores, as empresas que desejassem contribuir para a inserção formal de adolescentes no Mercado de Trabalho deveriam investir na formação teórica e na remuneração proporcional a jornada de trabalho do aprendiz. Para a coordenadora do programa, Elizângela Carvalho: “a aprovação do financiamento pelo FMDCA possibilitou maior interesse das empresas em participar do Programa e suscitou futuras parcerias e a perspectiva de mais duas turmas, somando 75 adolescentes legalmente empregados, em apenas um ano”
Todas estas conquistas só foram possíveis graças ao apoio dos colaboradores, empresas, Prefeitura Municipal de Paulo Afonso – PMPA e da aprovação dos projetos pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA e a credibilidade que o CERSPA conquistou em mais de meio século de trabalho e compromisso com o social.





