19 de dezembro de 2025

Prof. Gilson (Sete) – Formando Cidadãos Através do Esporte

Por

Uma família esportiva. É assim que podemos descrever o lar onde em 12 de fevereiro de 1972 nasceu o esportista Gilson Pereira Souza. Caçula de uma família de 09 irmãos, seus pais: Antônio Cícero Pereira (S. Antônio que consertava bicicleta no BNH) e Maria do Nascimento Souza, desde cedo incentivavam os filhos às práticas esportivas.


 


Foi justamente por crescer num ambiente devotado ao esporte (seu irmão conhecido por “Niva” foi o primeiro ginasta em nossa cidade) que levou o pequeno Gilson, então com apenas 13 anos a ingressar (através de teste) para a equipe de voleibol do Colégio Paulo Afonso (COLEPA). Aos 15 já era atleta do Clube Paulo Afonso (CPA). Uma de suas maiores referências, o professor Fred de educação física, também o fez seu principal auxiliar, e, nessa função de assistente, tanto aprendia como repassava seus conhecimentos para principiantes e  professores da rede estadual de ensino. Nesse período, sendo um dos personagens principais do nosso vôlei e handebol, a seleção de Paulo Afonso viria se tornar uma das mais destacadas no cenário baiano, chegando a representar a Bahia no campeonato brasileiro. Enquanto no handebol atacava, no vôlei sua posição era de levantador (tendo o jogador Willian da seleção de prata brasileira, seu ídolo no esporte).


 


Num toque de nostalgia, Gilson relembra as competições envolvendo os clubes CPA e Clube Operário (COPA), as equipes da Polícia Militar, do Exército, da AABB, banco Bradesco, além dos times dos bairros. Época das olimpíadas estudantis com direito à abertura oficial em tom de festa no Ginásio Ruberleno. Época ouro dos companheiros Zé Carlos (conhecido pelas suas inúmeras filmagens em nossa região), Oliveira (chesfiano), Gilvan, Davi (ex-atleta do CPA) e muitos outros que, juntamente com ele, alavancavam o esporte pauloafonsino.


 


Formado em eletrotécnica pelo Centro Integrado de Educação de Paulo Afonso (CIEPA) e Técnico em Contabilidade pelo Colégio Sete de Setembro, sua verdadeira vocação foi oficializada através do curso de Educação Física pela Universidade Estadual da Paraíba. Pós graduado com especialização em educação física escolar, está cursando mestrado e doutorado (integrado) em Assunção – Paraguai pela universidade de San Carlos. Casado há 04 anos com Edivania Maciel (natural de Campina Grande), Gilson é membro da igreja evangélica Shalom há 08 anos.


 


Coordenador e professor do núcleo de educação física do Colégio Sete de Setembro está sob sua direção e supervisão a aplicação da disciplina desde a educação infantil ao ensino médio, além de treinamento de vôlei e handebol, escolinha de esporte, futsal e práticas alternativas como judô e natação. A escola vem participando com grande expressividade de campeonatos realizados não somente em nossa cidade, mas, em municípios e capitais próximas.


 


Um dos maiores desafios que o professor Gilson observa nos jovens de nossa cidade é fazê-los desprender-se da ociosidade provocada pelos hábitos nocivos da vida moderna. Sendo o esporte uma das principais ferramentas no desenvolvimento e formação do cidadão, há um lamento profundo por observar que por parte do poder público pouco se tem feito pelo esporte em nossa cidade. E como ficar tranqüilo observando o aumento da violência, uso de drogas e outros males? Neste sentido, torce para que a educação física seja trabalhada com mais seriedade para que Paulo Afonso possa ser novamente conhecida como um pólo de esportes e referência na região.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

bannermariabonita

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!