A Lei dos 15 minutos tem que ser obedecida por todos os bancos da Bahia, segundo decisão da 10ª Vara da Justiça Federal. A sentença determina ainda que todas as instituições bancárias implantem sistema de senhas para que os clientes saibam exatamente a hora que chegaram à fila para medir a duração da espera até o atendimento.
A única exceção à regra é para dias que sejam exatamente posteriores a feriados, quando a espera pode ser estendida até meia hora por cliente.
Em caso de descumprimento, os bancos deverão pagar R$ 5 mil de multa a cada ocorrência. Em Paulo Afonso, o campeão de reclamação é o Banco do Brasil.
No último dia 03 de fevereiro o cidadão Anilton Soares precisou de 3 horas e 20 minutos para ser atendido: “Eu fui a agência do Banco do Brasil da praça Abdon Senna e peguei a minha senha de atendimento, mais precisamente as 11horas e 22 minutos, quando foi às 14 horas e 42 minutos, 3 horas e 20 minutos depois que eu tinha chegado na agencia é que eu vim a ser chamado, isso porque muita gente tinha cansado de esperar e foi embora”. Indignado com tanta demora no atendimento, o usuário desabafou: “Mais do que uma vergonha, isso é um absurdo, é querer tratar nos como uns lixos, que tanto faz se nos podemos esperar ou não”.





