16 de dezembro de 2025

Aeroporto de Paulo Afonso fará parte da nova superintendência da Infraero em Salvador

Por

Os cinco aeroportos da Bahia, Sergipe e Alagoas administrados pela INFRAERO ficarão vinculados administrativa e operacionalmente à Superintendência Regional Centro-leste, criada pela diretoria executiva da estatal. A medida faz parte do plano de reestruturação da empresa, iniciado no ano passado. A notícia foi passada ao governador Jaques Wagner pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, por telefone, no fim da tarde de hoje. Além dos aeroportos (Salvador, Ilhéus, Paulo Afonso, Aracajú e Maceió), a nova superintendência vai cuidar também dos Grupamentos de Navegação Aérea instalados em Bom Jesus da Lapa, Caravelas e Vitória da Conquista, e de três Unidades de Tráfego Aéreo.

Ainda na semana passada o governador esteve com Murilo Barboza, presidente da INFRAERO, em Brasília, quando conversaram sobre a criação da nova regional e sobre a construção da segunda pista do Aeroporto de Salvador. Os preparativos para a transferência da gestão dos aeroportos dos outros dois estados começaram ainda nos primeiros dias de janeiro. A empresa ainda não fixou data para o início das atividades da Regional Centro-leste, mas a previsão é que a mudança esteja concluída até o início de março.


Viajar de avião fica mais fácil para o bolso do brasileiro


Na tentativa de atrair mais brasileiros para as viagens aéreas, as companhias de aviação estão parcelando o valor das  passagens em até 60 vezes. As prestações podem ser pagas aos bancos, através de linhas de crédito oferecidas de acordo com o perfil do cliente da instituição, mas também há financiamentos feitos pelas próprias empresas. Além deste tipo de vantagem, os consumidores devem fazer comparativos com os preços das passagens rodoviárias que, em alguns casos, podem ser mais caras do que a tarifa de avião.


 


Alexandre Malafitani, diretor financeiro da Azul Linhas Aéreas, diz que a empresa já firmou parceria com o Banco do Brasil e com o Itaú, mas acrescenta que outras instituições estão em negociação. O executivo  não divulga o juros cobrados neste tipo de operação, já que ele varia de cliente para cliente. “O brasileiro precisa voar mais. E o jeito que nos encontramos foi através desta compra antecipada, com melhores tarifas e condições de parcelamento“, argumenta Malafitani.


 


O diretor ressalta que o brasileiro voa uma vez a cada três ou quatro anos e que é interessante que esta média fique entre 18 meses e dois anos. “Acreditamos que em poucos anos o mercado brasileiro pode dobrar“, diz.


 


Cuidados – Já a proposta  Gol  é realizar o financiamento dos clientes através do programa Voe Fácil, que possibilita a compra de passagens em até 36 vezes. Segundo informações da assessoria de imprensa da Gol, a ideia é promover a inclusão de clientes das classes C e D no mercado. “Hoje, 4% dos bilhetes vendidos são pelo Voe Fácil. Desses, 70% são para a classe C e 10%, classe D“, informou em nota. Os clientes da Gol são submetidos a uma análise prévia de crédito e os juros variam de acordo com o número de parcelas, podendo chegar a 5,99% ao mês.


 


O preço das tarifas, além das condições de parcelamento, têm sido tão vantajoso que, em alguns casos, sai mais barato pegar um avião do que um ônibus. De Salvador para São Paulo, os consumidores pagam 73% a menos de avião. Além de na viagem de ônibus gastar com a alimentação, o passageiro gastaria duas horas em um avião para São Paulo, enquanto por terra são 34 horas.


 


A Associação Brasileira das Empresas de Transporte Rodoviário disse, através da assessoria de imprensa, que não comenta o assunto, já que as variações dependem de cada região.


 


Fonte: A Tarde


 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

bannermariabonita

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!