O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia inaugurou nesta segunda-feira, 1º de fevereiro, o Campus Paulo Afonso. A inauguração, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi de forma conjunta com outras 77 escolas federais de educação profissional. A cerimônia aconteceu em Brasília, e foi transmitida para todo país pela TV MEC e TV NBR.
O Campus Paulo Afonso tem previsão de funcionamento ainda no primeiro semestre de 2010. Em fevereiro, o IFBA lança edital para contratação de 30 professores e 20 servidores. Logo depois será realizado o Processo Seletivo Simplificado para alunos. Serão oferecidas 240 vagas para os cursos de biocombustíveis, informática e eletromecânica, nas Modalidades Integrada e Subsequente. Serão 120 vagas para cada modalidade. Os integrados, 40 vagas para cada curso, serão oferecidos predominantemente pela manhã, e os subsequentes, também 40 vagas por curso, serão ofertados no turno da noite e sábado pela manhã.
As vagas terão um acréscimo a cada ano. Para o ano letivo de 2011 está prevista a instalação de cursos superiores em Paulo Afonso. Serão oferecidos, inicialmente, dois cursos, engenharia elétrica e uma licenciatura que será escolhida em audiência pública.
O novo campus do IFBA conta com onze salas de aula, cinco laboratórios, um pavilhão administrativo, um auditório para 100 pessoas, uma cantina, um ginásio com uma quadra coberta, uma quadra descoberta e um campo de futebol com pista de atletismo, além de estacionamento para 40 carros. “Estamos em negociação com a Chesf para a doação de um outro espaço para construção de laboratório, usina de biodiesel e instalação dos nossos cursos superiores, que será o Campus Paulo Afonso II. Também temos a previsão de inaugurar o Núcleo Avançado de Euclides da Cunha. No dia 8 de fevereiro faremos audiência pública para escolher o curso de Euclides da Cunha, que deve começar a funcionar ao mesmo tempo do campus”, explica o diretor do campus, Arleno Jesus.
O IFBA Campus Paulo Afonso recebeu o prédio através da doação da Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco) e investiu de R$ 1.319.780,00. Para inauguração das 78 novas escolas de educação profissional, o Governo Federal investiu R$ 175.577.111,74.





