18 de dezembro de 2025

Paulo Souto critica falta de programas para desenvolvimento industrial do interior do estado

Por

OZILDOALVES.COM.BR – CONTATO


Mensagem enviada através do site em 29/1/2010 – 11h50m


=====================


Nome: Ascom – Paulo Souto


E-mail: imprensa@paulosouto.com


Mensagem: Paulo Souto critica falta de programas para desenvolvimento industrial do interior do estado


O anúncio da ampliação de fábricas do pólo calçadista baiano foi comemorado pelo presidente estadual do Democratas, o ex-governador Paulo Souto, em comentário na Rádio Metrópole, hoje (28/01), pela manhã.  “Fico feliz porque isso prova como foi acertada a nossa política de trazer essas empresas para a Bahia”. Souto, no entanto, lamentou a não existência de novos programas e movimentos sistematizados no sentido de criar novas oportunidades de industrialização no interior do estado.


Para o ex-governador da Bahia, é preciso aproveitar este momento de aquecimento do mercado interno e de maior acesso da população a bens de consumo para buscar novas oportunidades de industrialização do interior da Bahia. “A indústria calçadista, que hoje está em expansão, veio para a Bahia através de um esforço que fiz no meu primeiro governo e que teve continuação nas gestões governamentais posteriores”, afirmou.


Sem perceber nenhuma ação atual, Souto disse que todo governo tem que avançar na questão do desenvolvimento do interior para tornar o estado mais harmônico do ponto vista social e econômico. “Em certas áreas é preciso que o desenvolvimento seja induzido. É possível encontrar alguns fatores competitivos que podem muito bem influenciar certos programas para desenvolver o interior baiano. A industrialização é um dos caminhos, mas também há outros como os programas de irrigação que, infelizmente, não estão sendo priorizados”.


Segundo o presidente estadual do Democratas, os governos anteriores partiram do princípio básico que, em algumas áreas do interior da Bahia, havia a necessidade de programas de indução do desenvolvimento para atrair empresas intensivas em mão-de-obra. “As indústrias calçadistas, por exemplo, foram instaladas em algumas regiões do estado e são responsáveis por um grande número de empregos. Uma delas, na cidade de Itapetinga, chega a estimular a geração de 18 mil postos de trabalho”.


Para Souto, quem visita algumas das cidades que receberam empreendimentos industriais percebe a transformação sócio-econômica. “Isso não acontece só onde foram implantadas indústrias calçadistas, mas com o pólo de informática, em Ilhéus, a indústria de celulose que avançou muito, mas precisa se diversificar, no Extremo-Sul, e outras iniciativas no Oeste”.


O ex-governador da Bahia lamentou que as iniciativas que foram feitas na indústria têxtil não puderam ir mais adiante, porque o pólo têxtil, que tinha tudo para ser na Bahia, acabou indo para Pernambuco, por falta de vontade política do atual governo baiano.


ASCOM: 71 3113 2208


 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

bannermariabonita

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!