19 de dezembro de 2025

Paulo Afonso: 2010 o ano da Copa e da Política

Por

Por Luiz Carlos Carvalho (Carlinhos de Tico)


 


Início de ano sempre é cheio de previsões, mas quero fazer um breve comentário sobre duas paixões dos brasileiros, futebol e política, o primeiro não  arrisco muito em previsões porque tenho a consciência que em cada esquina existe alguém com mais conhecimento do que eu, mas é um tema apaixonante e que também gosto muito, como bom flamenguista e brasileiro, o segundo arrisco um pouco mais, por fazer parte do meu cotidiano, e onde sempre estive envolvido desde a minha adolescência, sempre com um pensamento liberal de esquerda, mais acima de tudo fã e defensor da DEMOCRACIA. Pois bem, vou deixa para outras pessoas a previsão se seremos campeões ou não na África do Sul, eu espero que a Taça venha para o Brasil.


 


Na política me sinto um vitorioso por ver brilhar o nosso sistema democrático e a condução fantástica do Presidente LULA frente ao governo do Brasil, falar de sua vida é ser repetitivo, mas fico orgulhoso de ver que aquilo que eu sempre acreditei era o certo para este País, nunca o caminho mais fácil dos políticos pula-pula, esperar é saber ganhar, principalmente no bem coletivo, às vezes nos sentamos com amigos e companheiros e questionamos, ”… lutamos tanto e outros se aproveitam do nosso governo…”, é verdade, mas é verdade também que o estado é de todos e governo é passageiro, é também verdade que existem aqueles que só sobrevivem com o poder, e saem se oferecendo diante do vencedor, e para nós infelizmente ou felizmente restam os papéis dos indignados, ou talvez de heróis anônimos, mas isso é assunto para reflexão entre companheiros, de preferência em um momento bem divertido.


 


O que eu quero registrar, não só por otimismo, mas também por análise e um pouco de conhecimento, é o que venho dizendo há tempo, O Governador Wagner é reeleito no primeiro turno,pois seu Governo mostra os sinais positivos de uma administração mais humana, competente e descentralizada, e  a candidatura de Geddel não decolar,  Paulo Souto talvez passe o bastão para outro,talvez para o próprio Geddel, vendo uma eminente derrota, arriscaria uma vaga  para o senado, cargo mais disputado e difícil de se prever, pois tem pesos pesados na disputa, Otto Alencar, Cesar Borges, ACM Jr, Lídice da Mata entre outros, e ele, Paulo Souto teria enormes chances de obter uma vaga no Senado.


 


Na disputa para Presidente da República, só uma catástrofe de proporções inimagináveis pode tirar a Vitória da Ministra Dilma Roussef, vitória principalmente do Presidente Lula, de longe o melhor e mais inteligente presidente que esse País já teve, um gênio e um “pop star” da política, um homem que conseguiu unir todas as classes em torno de dias melhores, elevar a nossa auto-estima e respeito do nosso povo, dentro e fora do País, e administrando sem rancor e sem sectarismo, enxergando que o País realmente é de todos, focou sua política econômica no social e com isso conseguiu tirar mais de 20 milhões de pessoas da linha de pobreza, fazendo um mercado mais forte e pujante, matando dois coelhos com uma tacada só, transferindo renda para as classes menos favorecidas e fazendo a festa do empresariado, que viu surgir uma classe consumidora que estava reprimida,e ai fica o exemplo para o mundo, e olha que até pouco tempo tinha uns céticos querendo que a Argentina fosse exemplo de economia, ta lá o desastre político e econômico do casal Kirchner. Pois, os brasileiros confiantes em um longo período de desenvolvimento elegerão Dilma Roussef, candidata do PT e do Presidente Lula, junto com uma frente ampla de outros partidos, a primeira mulher Presidente do Brasil, sem querer ter bola de cristal, acredito que o Governador José Serra diante de tão forte realidade, com seu pragmatismo, não arriscará uma vitória certa na reeleição em São Paulo, e passará o bastão para alguém que queira se projetar, e acho que Aécio Neves não topará essa derrota,  vamos esperar faltam poucos meses, mas talvez essa seja a mais morna eleição depois do retorno da democracia no Brasil.


 


Para concluir vamos ver o cenário dos candidatos ditos de Paulo Afonso, que concorrem para deputados estaduais e federais: Paulo Rangel, reeleição assegurada por forte articulação no estado, contando hoje com o apoio direto de 13 prefeitos entre outras lideranças, resta fazer um trabalho de articulação mais ampla em Paulo Afonso, sua terra, para se sair melhor por aqui, Luís de Deus, sai bem votado de Paulo Afonso, por comandar com seu grupo a Prefeitura, que vem dando resposta ao caos que foi a Administração Raimundo Caires, esse por sinal não passará de mero figurante, inclusive fora do jogo quando saiu do PSB para o PMDB, um alívio para o bem estar de Paulo Afonso, portanto Luís de Deus terá que se articular e investir muito em lideranças de outras regiões, além de está fora dos governos estadual e federal, mais um complicador, Mário Negromonte e Mário Júnior, o primeiro sem sombra de dúvidas reeleito com uma grande votação, alguns dizem que pode chegar a 200 mil votos, não acho difícil, o filho ganha do pai um mandato de deputado estadual de presente (sem tirar o mérito e a competência do candidato), pois sem sombra de dúvidas será eleito pelo grande arco de apoio capitaneado pela articulação do Deputado Mario Negromonte e outras lideranças do PP, que ficaram ainda mais fortalecidas na aliança com o Governo Wagner, Aleluia que sempre teve uma boa votação em Paulo Afonso, apesar de ser oposição, detém um grande eleitorado no estado, possivelmente reeleito. O resto nem adianta citar, são os coadjuvantes sem direito a ingresso para o show.


 


E para encerrar, quero dizer que não acredito na verdade absoluta, pois tudo na vida é relativo, ou seja, e=mc² (Einstein), aceito o contraditório das opiniões, e deixo o absoluto para a velocidade da luz.


 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

bannermariabonita

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!