O Centro de Atenção Psicossocial – CAPsII tem como um dos seus objetivos a reinserção social dos usuários e neste sentido, a confraternização de Natal celebrada no dia 17 de dezembro, reuniu os pacientes para um café da manhã especial.
A festa foi organizada pelos funcionários do CAPs II com o apoio da secretaria de saúde do município. Além do cardápio especial de natal, a casa que abriga o Centro Psicossocial recebeu uma decoração com temas natalinos. Para abrilhantar a confraternização, o Coral do CAPs II fez uma apresentação com interpretações musicais de natal.
Outro diferencial este ano, tendo a participação das estagiárias em Serviço Social da UNOPAR em parceria com o CAPs II, foi implementação do projeto “Adote um Usuário”, onde pessoas da comunidade ofertavam um presentinho natalino para um usuário da unidade.
Tivemos também a apresentação do DJ Danilo, que voluntariamente trouxe a sua animação e fez a felicidade dos pacientes, acompanhantes, funcionários e estagiários.
Sem deixar de enfatizar que a missão do CAPs II – Centro de Atenção Psicossocial é oferecer atendimento às pessoas com histórico de internações psiquiátricas, transtornos mentais, severos e persistentes, realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. É um serviço de atendimento à saúde mental criado para ser um substituto das internações em hospitais psiquiátricos. Dentre os atendimentos oferecidos pelo serviço especializado estão: Atendimento individual (médico psiquiatra, enfermeira, psicólogo, assistente social e terapeuta ocupacional); Atendimento em grupo; Oficinas terapêuticas; Visitas domiciliares; Atividades externas (esporte, lazer, educação e cultura); E semanalmente são realizadas reuniões de equipe técnica para discussão de casos.
Cristiane Moraes





