Processo Seletivo
O IFBA Paulo Afonso (Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Bahia) pretende iniciar suas atividades letivas a partir do mês de março deste ano. E deve fazer um Processo Seletivo Especial para compor as primeiras vagas oferecidas, em fevereiro. No primeiro Processo Seletivo do campus, serão oferecidas 240 vagas para alunos nas modalidades subseqüentes e integradas, mas a partir de 2011 este número deve aumentar gradativamente.
Biocombustível, Informática e Eletromecânica serão os cursos oferecidos pelo IFBA Paulo Afonso. A modalidade integrada será diurna, enquanto a subseqüente terá aulas à noite.
Para atender a demanda, 40 professores, 50 servidores deverão ser contratados. Para o início de 2010 serão admitidos 20 professores e 30 servidores. Segundo a reitora Aurina Santana, a prioridade nas contratações será dada aos residentes em Paulo Afonso. “O concurso público, para preenchimento dessas vagas, será feito entre os professores de Paulo Afonso”, explica a reitora.
Superior
O diretor do campus, Arleno Jesus, contou que a partir de 2010 o IFBA Paulo Afonso terá cursos superiores em Engenharia Elétrica e Licenciatura em Química ou Física. Segundo o diretor, a definição sobre o curso de licenciatura, ainda, vai depender da doação de outro espaço para sediar as aulas.
A parceria com a Chesf
A escritura pública de doação das instalações do antigo Colégio Paulo Afonso (COLEPA) ao IFBA aconteceu em Paulo Afonso, no Memorial Chesf, no dia 10 de dezembro do ano passado e contou com as presenças da reitora do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Bahia (IFBA), Aurina Santana, o diretor do campus Paulo Afonso, Arleno Jesus, o Administrador Regional da Chesf, Gilberto Pedrosa e Carlos Roberto Aguiar de Brito, Chefe do Gabinete do Diretor Administrativo.
O COLEPA era administrado pela Chesf até meados dos anos 2000, quando deixou de existir. No espaço doado há onze salas de aulas, cinco laboratórios, um pavilhão administrativo, uma cantina, uma quadra coberta, uma quadra descoberta e um campo de futebol. Quando o campus estiver totalmente funcionando absorverá 1.200 alunos de Paulo Afonso e região.
Investimento em Paulo Afonso
O professor Arleno disse que a reforma das instalações e equipamentos do Campus do IFBA em Paulo Afonso terá um investimento de R$ 1.5 milhão. “Todo o mobiliário já foi licitado e está na fase da aquisição”, completou o professor.





