Caneta e papel na mão: é hora de planejar a carreira para 2010. O período de renovação, representado pela virada do ano, é o melhor momento para avaliar como fluiu sua vida profissional em 2009 e definir metas para o ano que chega.
“O planejamento da carreira deve ser um processo contínuo, mas como o final do ano é o encerramento de um ciclo, passa a ser um momento propício para uma avaliação objetiva da satisfação enquanto profissional”, explica o especialista em carreiras e mercado de trabalho Renato Grinberg.
“Com o recesso do final do ano, a correria diminui e as pessoas aproveitam esta parada para refletir sobre a carreira”, explica a especialista em gestão de carreiras e RH e diretora da Career Center, Karin Parodi. Como resultado desta reflexão, os profissionais buscam uma análise da carreira e orientação para mudanças. “No primeiro dia útil do ano o telefone não para de tocar nas empresas de consultoria”, revela Karin.
Dicas – Quem optar por não buscar uma consultoria profissional, pode planejar sozinho sua carreira para este ano, com as dicas dos especialistas e de quem já incorporou como hábito esta avaliação, como por exemplo o advogado André Torres.
Ele, que já viveu a experiência de ser funcionário e hoje é sócio de uma empresa de advocacia, explica que os planejamentos são diferentes para cada situação. “Quando você possui seu próprio negócio, o planejamento dele acaba se confundindo com as metas pessoais”.
Mas para quem é colaborador e deseja galgar novos cargos é fundamental planejar a carreira focando o crescimento profissional. Antes de abrir seu próprio escritório, Torres trabalhou num grupo de construção civil, onde começou como estagiário e chegou a diretor geral.
“Para alcançar este cargo, busquei atualização profissional, fiz cursos de informática, montei meu próprio network e procurei estar sempre up to date com o mundo dos negócios”, revela Torres.
O especialista Renato Grinberg explica que, para conquistar um posto mais alto, o primeiro passo é listar o que fazer para chegar lá. “Pergunte-se quais características tem a pessoa que ocupa o cargo que você quer, quais cursos ela tem no currículo e quais habilidades ela possui”, sugere Grinberg.
Depois disso, imagine-se na posição de um verdadeiro recrutador e analise o que deve ser acrescentado ao currículo para que possa ocupar a vaga dos seus sonhos. “Para uma nova visão de como se preparar para o crescimento profissional, precisamos assumir a postura de gestores. Inverta os papéis e pense como um headhunter. O que ele espera de um profissional para ocupar o cargo que você deseja?”, sugere.
Metas – Mesmo aqueles que têm como objetivo permanecer no posto atual, devem seguir alguns passos para avaliar a vida profissional no ano que se encerra e refletir as metas para 2010.
A melhor maneira é colocar tudo na ponta do lápis em forma de tópicos, não esquecendo de ser realista durante o processo. “Metas muito altas, irreais, acabam não sendo cumpridas e frustram a pessoa que, no ano seguinte, não fará um novo plano. Almejar dobrar o salário, por exemplo, é algo que dificilmente acontece no espaço de um ano”, alerta Grinberg.
A tática de Aurélio Leiro, diretor de unidades de negócios Bahia-Sergipe da Schincariol, é colocar esta listagem de metas na carteira. “Depois que escrevo meus objetivos para o ano seguinte, ponho lá para não me esquecer deles. Assim toda vez que abro a carteira me lembro do que ainda não foi alcançado”, conta Aurélio, que para 2010 já planeja um MBA na área de gestão e um curso de inglês.
Quem tem esposa e filhos deve levar em conta também a vontade da família. “Não posso planejar minha carreira sem pensar na da minha esposa, que também tem os planos dela”, explica Leiro.
Dicas para começar o ano com o pé direito
1 – Se planeje: faça uma lista das suas prioridades para 2010
2 – Seja realista: tenha foco ao definir suas metas
3 – Aumente o networking: aproveite o início do ano para ampliar sua rede de contatos
4 – Cultive a espiritualidade: medite e busque o autoconhecimento
5 – Seja responsável: cumpra com os objetivos que estabeleceu
6 – Eduque-se financeiramente: economize para investir em qualificação
7 – Esteja aberto a mudanças: seus objetivos podem mudar ao longo do ano
8 – Busque novos conhecimentos: faça cursos de aperfeiçoamento
9 – Cuide da saúde
Fonte: Tom Coelho, palestrante e especialista em gestão de carreiras.