22 de dezembro de 2025

Agente de Trânsito: “A gente olha pra nossa farda e sente vergonha de trabalhar”

Por

“A gente olha pra nossa farda e sente vergonha de trabalhar”, essa uma das frases de indignação por tarde do Agente de Trânsito José Carlos, um dos responsáveis pelo protesto de advertência que aconteceu nesta sexta-feira (13) em frente a Prefeitura Municipal de Paulo Afonso.


 


A principal reivindicação dos Agentes de Trânsito é a regulamentação da profissão ou a legalização das autuações que só pode acontecer mediante celebração de convênio entre a Prefeitura e o DETRAN. “Temos um poder executivo que não nos dá informações, fomos excluídos pelo poder público municipal”, disse José Carlos. “Quero deixar claro que não estamos aqui pregando uma indústria de multas, pelo contrário, o que queremos é melhorar a nossa situação e a do trânsito de Paulo Afonso, os maus condutores, os maus motoristas têm que ser responsabilizados, hoje nós não podemos fazer nada e eles sabem disso, e então servimos de chacota para eles, eles não nos respeitam”. Moraes, outro Agente de Trânsito, também desabafou: “Nós queremos trabalhar, mas não nos deixam, não podemos exercer os 100% de nossas funções, não temos viaturas, não temos motos, nada de gratificações, atualmente, o salário base de um agente é de apenas 600 reais, ele já está muito defasado, quando tivemos nosso último aumento, nosso salário equivaleria hoje a R$ 844,00, houve agora um reajuste de apenas 10%, é muito pouco”, disse.


 


José Carlos lamentou a falta de compromisso da atual gestão com a categoria que se quer os recebe para um diálogo, uma reunião. Esse governo não tem planejamento nenhum para o trânsito de Paulo Afonso que tem sua frota de veículos cada vez maior, veja a situação dos mototaxistas, tem que regulamentar veículos de tração animal, enfim, onde está o planejamento do governo municipal com o nosso trânsito? Veja a construção do Mercado Público, tudo bem é uma importante obra, hove um planejamento, mas, eu pergunto, e o nosso trânsito, o que é que ele tem pra nos dizer?”


 


O que aconteceu hoje foi uma paralisação de advertência dos Agentes de Trânsito cujo objetivo da mesma foi cobrar do prefeito Anilton a implantação do estatuto próprio da categoria. O que não ocorreu ate o momento. Eles cobram que isto ocorra o mais breve possível, porque já perceberam que a população não respeita a categoria, visto que não exercem nenhum trabalho junto à mesma. Que estão servindo de chacota, já que ficam expostos nas esquinas da cidade, servindo unicamente para controlar o transito, quando são chamados para esse objetivo.

Desde o início da gestão atual que a categoria vem tentando sem sucesso o apoio da atual gestão para a assinatura do convênio a ser celebrado entre o município e o Detran, para que assim, eles possam desempenhar seus trabalhos com dignidade e tenham o respeito da população local.

José Carlos informou também que soube que  o secretário de Serviços Públicos Paulo de Deus está em Salvador tratando desse assunto.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

bannermariabonita

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!