13 de fevereiro de 2025

Jovem de Paulo Afonso é destaque nos jornais e revistas do país

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O pauloafonsino Tiago Cavalcante Rolim, que essa semana passou na Alemanha representando o Brasil com o Projeto 14-X mereceu destaque na Revista Época, nos Jornais Valor Econômico, Correio Braziliense e em vários sites do Brasil.


 


Logo abaixo algumas matérias com as informações sobre o importante projeto do jovem de Paulo Afonso:


 


Trecho da matéria do Jornal Correio Braziliense:


 


Jovem inventor



Projetado pelo jovem Tiago Rolim, 26 anos, o 14-X, que tem a forma parecida com uma asa delta, foi batizado dessa maneira em homenagem ao 14 Bis, avião inventado por Santos Dumont. Rolim é baiano, de Paulo Afonso, e ainda adolescente foi morar em Recife. Aviões sempre fizeram parte do imaginário do rapaz. Aos 12 anos, ele se apaixonou pela matemática e pela física. Mais tarde, decidiu fazer vestibular para o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). “Passei de primeira, sem sacrifícios”, conta.

O engenheiro terminou a faculdade em 2005 e iniciou mestrado em engenharia aeroespacial. O 14-X é fruto de sua tese, apresentada em maio deste ano. Para o futuro, o jovem cientista pensa em se aperfeiçoar ainda mais em aerodinâmica e, quem sabe, projetar aeronaves que utilizem o motor do 14-X para, por exemplo, percorrer a distância entre Rio e Nova York em duas horas. “Num futuro próximo, isso será possível”, garante. (SP)


 


Trecho da matéria do Valor Econômico:


 


Brasil pesquisa motor hipersônico com velocidade seis vezes superior à do som


 


Viagem entre Rio e Nova York poderia durar duas horas


 


Virgínia Silveira escreve para o “Valor Econômico”:


 


As novas pesquisas sobre velocidade hipersônica mostram que o mundo está cada vez mais perto de superar os desafios que envolvem o desenvolvimento de aeronaves que voam em velocidades cinco vezes superiores à do som. Para se ter uma ideia do que isso significa, o Concorde, que era supersônico, voava duas vezes a velocidade do som.


 


Com as novas pesquisas em curso, espera-se que num futuro próximo uma viagem entre o Rio de Janeiro e Nova York, por exemplo, seja feita em apenas duas horas. O Brasil não está de fora dessa corrida e a partir do próximo mês começa a testar, em um equipamento chamado túnel de vento, o motor do 14-X, veículo não tripulado, que em sua versão final será capaz de colocar satélites em órbita a velocidades ao menos seis vezes superiores à do som.


 


O projeto do 14-X conta atualmente com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que, juntos, já destinaram R$ 10,5 milhões ao projeto. Outros R$ 6 milhões estão previstos para este ano, através da Finep.


 


O veículo, em forma de asa delta, está sendo projetado por Tiago Cavalcanti Rolim, um jovem engenheiro do Instituto de Estudos Avançados (IEAv), formado pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), em 2005. Na versão para voo, o 14-X terá 2,5 metros de comprimento e cerca de 300 quilos de peso.


 


Previsto para fazer seu primeiro voo em 2012, o 14-X, nome dado em homenagem ao 14 Bis, será lançado por um veículo de sondagem VS40. “Isso porque um motor hipersônico precisa de um foguete, com propulsão sólida, como estágio inicial de lançamento, para que a velocidade hipersônica seja atingida”, explica Rolim. Ao nível do mar, o 14-X voará a uma velocidade aproximada de 3 km por segundo.

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