23 de julho de 2024

Embasa deve investir R$ 75 milhões para ampliação de água em Paulo Afonso, diz presidente

Por

As ações direcionadas para garantir a universalização do saneamento básico em Paulo Afonso se fortalecem a cada dia. Na manhã desta quinta-feira, 7, um encontro realizado no Auditório Dr. Edson Teixeira Barbosa com prefeitos da região norte do estado, representantes do Governo Municipal e da Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa) proporcionou mais um passo para essa importante conquista. Na ocasião, os gestores discutiram a elaboração de um novo Plano Municipal de Saneamento.

A proposta maior do encontro, conforme o presidente da EMBASA, Rogério Cedraz foi propor às administrações a efetivação de um Convênio de Cooperação Técnica, celebrado entre estado e município, para a elaboração do novo plano.

O contrato de abastecimento de água celebrado entre a Embasa e o município de Paulo Afonso, vence este ano. Após o vencimento haverá um convênio de cooperação, seguido do plano de saneamento, depois o contrato do programa. Para a efetivação, o Convênio de Cooperação Técnica será analisado pelo Governo Municipal e deve ser aprovado pela Câmara de Vereadores.

De acordo com Cedraz, somente para o município de Paulo Afonso estão previstos ainda em 2016 recursos da ordem R$ 75.000.000,00 em ampliação de água para o município, mas é necessário que tudo isso esteja equacionado para que não haja problema para trazer esses investimentos. Nossa presença aqui hoje é para auxiliar os municípios via Secretaria de Infraestrutura Hídrica e a própria embasa ajudar os prefeitos a desenvolver os seus planos. Nunca é demais lembrar que responsabilidade pela execução do plano de saneamento é do próprio município, pontuou.

Por sua vez, o prefeito de Paulo Afonso, Anilton Bastos Pereira(PDT), destacou que o Plano Municipal de saneamento que envolve água, esgoto, saneamento e resíduos sólidos é extremamente importante em qualquer cidade brasileira, logo, o município que pensa em crescer, em prestar um bom serviço, em diminuir os seus problemas é importante a instalação do plano. Assim é oportuno que se tenha esse Plano instituído no município, para que entre outros benefícios seja possível alocar recursos tanto da união quanto do estado para serem investidos aqui em Paulo Afonso. A partir da efetivação do convênio, o estado da Bahia fornecerá suporte técnico ao município com relação à elaboração de estudos, pareceres e concessão de informações importantes para que o novo plano atenda às necessidades atuais e dos próximos anos do município.

Participaram da reunião o presidente da Embasa, Ronaldo Cedraz, o Superintendente de saneamento da secretaria de Infraestrutura hídrica da Bahia, Raimundo Freitas, prefeitos da região norte, o vice prefeito Jugurta Nepomuceno Agra, o presidente da Câmara, Petrônio Nogueira, vereadores e secretários municipais.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!