7 de dezembro de 2025

MPF investiga mensagens contra nordestinos após eleição

Por

 O Ministério Público Federal do ceará (MPF-CE) instaurou procedimento administrativo para investigar oito denúncias feitas por cearenses por conta de mensagens ofensivas postadas na internet depois do primeiro turno das eleições. Com a votação expressiva de Dilma Rousseff (PT) na região Nordeste, alguns internautas ofenderam nordestinos. O MPF-CE informou que quem quiser pode registrar denúncias junto ao órgão.

Os comentários em questão foram publicados no Facebook, Twitter e no Tumblr associavam o Nordeste à pobreza e à ignorância. "Dilma só ganha voto por povo burro do Nordeste", diz um dos posts questionados. O MPF considera que os comentários se enquadram na Lei n.º 7.716/89, que trata do crime de discriminação ou preconceito de procedência nacional.

Na terça, a Ordem dos Advogados do Brasil, secção Ceará, também ingressou com representação no MPF pedindo uma ação penal contra os internautas que ofenderam nordestinos. A OAB pede ainda que a Polícia Federal seja acionada para identificar os autores das mensagens.

A pena para os autores das mensagens pode ir de 2 a 5 anos de prisão, além de multa.

 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

bannermariabonita

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!