11 de agosto de 2022

Opinião: Somos Todos “Maria vai com as Outras”?

OZILDOALVES.COM.BR – CONTATO
Mensagem enviada através do site em 2/5/2014 – 10h29m
=============================================================

Nome: JÚLIO CÉSAR ARAÚJO LIMA
E-mail: [email protected]

Mensagem: Somos Todos "Maria vai com as Outras"?

Este ano presenciamos dois fatos semelhantes em que celebridades se aproveitaram de uma determinada situação para se promover e pousar de "formador de opinião" e "defensor da ética", levando diversos seguidores a repetirem seus gestos sem ao menos refletir se isso procede ou não.

No primeiro caso, uma má interpretação de uma pesquisa de um determinado instituto foi motivo de muitas celebridades tirarem fotos seminuas estampando o slogan: "Não mereço ser Estuprada". Imediatamente nas redes sociais compartilham-se a frase e em diversas localidades as pessoas imitam o gesto dos famosos e também tiram a roupa para exibir a referida mensagem, afinal todos querem mostrar que são "antenados com os acontecimentos" e possuem "senso crítico" para protestar e abraçar a causa.

O resultado disso tudo todos já sabem: O que houve de fato foi uma interpretação equivocada de uma pergunta confusa da pesquisa, que na verdade não era exatamente aquilo que se afirmou com tanta certeza pelo Brasil. Poucos se deram ao trabalho de verificar na íntegra a veracidade das informações, afinal a pressa pra compartilhar nas redes sociais falou mais alto, pois ninguém quer ficar pra trás quando o assunto é atualidade.

O segundo caso foi semelhante ao anterior. Após um gesto racista de um torcedor num jogo do Barcelona, a atitude de um jogador que nem participou do episódio acabou por chamar mais a atenção que o próprio acontecimento. O referido gesto publicado por outro atleta comendo banana e dizendo a frase "Somos todos Macacos" nas redes sociais foi o suficiente para desencadear uma febre de compartilhamentos e de pessoas que agora se dizem defensoras da igualdade social e se proclamam "macacos", pois foi isso que seu ídolo disse que todos eram.

Vamos pensar um pouco:
– Independentemente de "crença religiosa", " teoria científica", o simples fato de uma celebridade dizer que "somos macacos, ovelhas, leões, abelhas" é motivo de todos repetirem esse gesto e concordarem com isso?

– Será que, como parafraseou outra cantora, se alguém insultasse das arquibancadas um jogador homossexual, alguém postaria uma foto dizendo "Somos todos V…" ?

– Alguém já se deu ao trabalho de ir saber das associações de combate à desigualdade e preconceito racial se elas apóiam essa idéia?

Mais uma vez a pressa em querer mostrar que está na moda e que também é defensor da justiça e do bom senso fez com que grande parte da população repetisse o gesto de seus ídolos sem ao menos fazer uma reflexão se essa atitude vai de fato ajudar ou atrapalhar. Será que no final das contas "Somos todos Maria vai com as Outras?"

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!