23 de julho de 2024

Após 4 horas e meia de provas, termina o primeiro dia do Enem 2013

Por

Mãe de candidata se desesperou com o atraso e tentou impedir o fechamento de portão para que sua filha pudesse prestar o exame em universidade da Barra Funda

Mãe de candidata se desesperou com o atraso e tentou impedir o fechamento de portão para que sua filha pudesse prestar o exame em universidade da Barra Funda

As provas do primeiro dia da edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram encerradas às 17h30 deste sábado (horário de Brasília). Os estudantes tiveram quatro horas e meia para responder 90 questões de Ciências Humanas e de Ciências da Natureza. Pelo menos 21 candidatos, segundo balanço particial divulgado pelo Ministéiro da Educação (MEC) já foram eliminados do exame porque publicaram imagens das provas nas redes sociais.

Em muitas cidades, candidatos chegaram atrasados e não puderam realizar o exame. Em Porto Alegre (RS), o motivo apontado pelos estudantes foi a chuva, que deixou o trânsito lento nas principais vias da capital. Em Brasília (DF), alguns jovens culparam o transporte público pelo atraso, já que no fim de semana o horário dos ônibus é diferente dos dias de semana. No Rio de Janeiro, teve quem levou a cópia da identidade e foi retirado da sala, já que só é aceito o documento original.

Em São Paulo, a mãe de uma estudante se desesperou quando viu o portão da universidade Unip sendo fechado. Ela tentou impedir, empurrando os fiscais, mas a filha foi impedida de fazer a prova. Para os atrasados, resta agora esperar o exame do ano que vem.

Sobre o grau de dificuldade do primeiro dia de exame, os candidatos se dividiram. Alguns consideraram fácil, enquanto outros afirmaram que as questões de física e química, principalmente, eram complexas. A extensão das questões, com enunciados grandes, mais uma vez foi alvo de reclamação dos estudantes.

O MEC informou que o ministro Aloizio Mercadante fará uma entrevista coletiva às 18h30 para fazer o balanço do primeiro dia do certame. Apesar de boatos pela manhã de que a prova teria vazado – alguns internautas publicaram imagens da suposta prova nas redes sociais, o que foi desmentido pelo governo – tudo ocorreu, a princípio, sem nenhum incidente grave.

Amanhã a maratona recomeça com as provas de Linguagens, Matemática e redação. O exame também terá início às 13h, com abertura dos portões às 12h. Por causa da redação, o prazo para a conclusão é de cinco horas e meia.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chega a sua 15ª edição em 2013 tendo se consolidado como um dos índices de avaliação da educação brasileira e também como principal meio de acesso às universidades públicas do Brasil. Atualmente, apenas duas das 10 principais instituições federais ainda não adotaram a prova para ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – situação que, seguindo a tendência atual, deve atingir 100% de adesão nos próximos anos.

Neste ano, foram mais de 7 milhões de inscritos, que podem concorrer a cerca de 1,1 milhão de vagas em instituições públicas e privadas por meio do Sisu, do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As provas ocorrem sábado e domingo e, nos dois dias, o Terra, em parceria com o Cursinho da Poli, vai corrigir as questões do exame.

Neste sábado, primeiro dia de provas, foram aplicados os testes de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Os candidatos tiveram 4h30 para resolver as questões. Domingo, novamente a partir das 13h (de Brasília – consulte aqui o horário do Enem em seu Estado), serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação. Nesse dia, em virtude do texto que precisa ser feito, há uma hora a mais no tempo total de resolução do teste.

O gabarito oficial do Enem 2013 será divulgado na página do Inep, órgão responsável pela realização do exame, até o dia 30 de outubro. Até lá, você pode conferir no Terra o gabarito comentado pelos professores do Cursinho da Poli.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!