A Superintendência de Estudos Economicos e Sociais (SEI), Comissão de Estudos Territoriais, sob a direção de Geraldo Reis, convocou nesta terça-feira (1) representantes de todos os municipios que firmaram acordo para resolver os conflitos de limites territoriais. Na reunião de hoje em Salvador,foram convocados os representantes dos municípios de Paulo Afonso, Anilton Bastos (PDT), Santa Brígida, Gordo de Raimundo (PT), Macururé Silma Carvalho, e Glória Enavilma Negromonte, vereadores de Paulo Afonso e Gloria, além dos deputados estaduais Paulo Rangel (PT), Mário Junior (PP), Alvaro José (PC do B) e João Bonfim. além de vereadores de Paulo Afonso e Glória, índios das tribus Tuxá e Pankararé de Rodelas e Glória, respectivamente.
O prefeito de Paulo Afonso Anilton Bastos Pereira (PDT) ao fazer sua explanação sobre o novo traçado propos que uma avaliação seja feita com a finalidade de corrigir eventuais equivocos verificados no traçado atual. A sugestão foi de imediatamente acatada pela direção da SEI . Depois de definido o traçado o documento será encaminhado à Asssembleia Legislativa para votação no plenário e será transformado em lei. De acordo com a Comissão de Estudos Territoriais esse acordo aprovado com os novos limites de divisão territorial será enviada para conhecimento do Tribunal de Contas do Estado e ao Tribunal Regional Eleitoral.
Pelo exposto na reunião desta terça-feira, ficou caracterizado que para os mandatáios os municípios de Macururé, Glória e Paulo Afonso, a situação esta praticamente definidas restanto apenas pequenas correções. O protesto maior gira em torno dos conflitos entre Glória e Rodelas principalmente porque envolvem as etnias Tuxá e Pankararé. Uma nova rodade de conversações será marcada pela direção da SEI, que deve mandar executar novo traçada nas áreas em conflito, começando por Paulo Afonso e Santa Brígida.