Em recente entrevista a equipe do programa Radar 89 da Rádio Delmiro FM, o secretário municipal de saúde de Paulo Afonso, Alexei Vinícius respondeu a diversas perguntas sobre os primeiros 45 dias à frente de uma das pastas mais criticadas da administração do prefeito Anilton Bastos (PDT). Um dos assuntos abordados na entrevista foram as reivindicações salariais dos profissionais que trabalham no SAMU 192 de Paulo Afonso, principalmente os técnicos de enfermagem que alegam estar com os salários defasados. O secretário, que até o mês de maio era o coordenador geral do SAMU local foi taxativo ao responder que a prefeitura está pagando o salário estabelecido no contrato:
“O Samu 192 Paulo Afonso, ele é regional, ele atende uma demanda da região, hoje o pagamento ele é feito dentro do que preconiza o contrato, ninguém está pagando menos do que o contrato que foi feito, que é o mesmo salário que paga a um técnico de enfermagem do hospital, claro… melhoria salarial, a gente sempre busca, e melhoria salarial a gente dá quando é possível, nós temos o famoso índice prudencial de folha que nos limita de certa forma a poder está melhorando o salário ou contratando profissionais, então é lei”.
Alexei lembrou que é ‘samuzeiro’ e disse que eles (os ‘samuzeiros’) entendem a conjuntura de Paulo Afonso e região em relação a recursos financeiros:
“Eu sei que o gestor é sensível, não só para com os samuzeiros, que aqui eu deixo um grande abraço, sou samuzeiro, serei sempre samuzeiro, dava plantão lá, tenho muitos amigos lá, mas eu sei que quando a gente vai para o bolso, a gente sempre quer melhoria, não é essa reivindicação que vai me deixar mais ou menos amigos dos colegas do Samu. Digo a eles o seguinte, quando for possível e estou efetivo em relação a isso, a gente vai está sim buscando melhoria não só pra vocês, mas pra todos que trabalham na prefeitura porque merecem, merecem ter um salário melhor, estou à disposição pra conversar, já tivemos uma reunião preliminar, só que eles entendem também a conjuntura de Paulo Afonso e região em relação a recursos.
No mesmo dia da entrevista ao programa Radar 89, segunda-feira, 26, Alexei Vinícius, atendendo ao convite do presidente da Câmara de Vereadores, Marcondes Francisco, esteve também presente à sessão ordinária do Parlamento Municipal. Na oportunidade, o secretário destacou o Termo de Compromisso para instalação da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no Hospital Nair Alves de Souza:
"Embora ainda não haja uma data precisa, a UNIVASF vai assumir o HNAS em 2014 e já existe um Termo de Compromisso entre Governo da Bahia, UNIVASF, Chesf e Prefeitura de Paulo Afonso para a instalação da UTI. Recentemente, técnicos da Secretaria de Saúde do Estado fizeram uma visita ao hospital, que será cedido para abrigar a UTI; os equipamentos serão adquiridos pelo Governo do Estado, através da SESAB. A Prefeitura ficará encarregada de repassar os recursos financeiros enviados pelo SUS e à UNIVASF cabe a administração da unidade hospitalar, atualmente feita pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco".




