Os municípios de Paulo Afonso e Glória participaram da Feira de Negócios da Tilápia (Fentinja), na cidade de Jatobá, município de Pernambuco, no período de 23 a 25 de agosto.
O evento teve como objetivo levar empresários, palestrantes, prefeituras, empresas privadas, órgãos de governo federal e estadual, produtores de tilápia e visitantes para desfrutar de um momento especial, ligado aos negócios que envolvem as cadeias produtivas do peixe em todo Nordeste.
Glória participou com um estande, apoiado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e Bahia Pesca. O município é hoje o maior produtor de tilápia da Bahia e o segundo maior do Brasil, com todas as escalas de produção desse peixe que vem sendo servido cada vez mais nas mesas dos baianos. Os números chegam a quase 5 mil toneladas ao ano de tilápias produzidas em cativeiros, no Rio São Francisco. A empresa Netuno também esteve presente com um estande, que levou produtos beneficiados na unidade de Paulo Afonso.
Durante o evento, produtores de tilápia e engenheiros de pesca, puderam participar de palestras em auditório e rodadas de negócios no estandes.
Estiveram presentes o superintendente da CAR, Dernival Oliveira, o técnico de extensão rural da CAR, Ivan Dias, representantes da prefeitura de Glória e da Bahia Pesca, além de piscicultores de Paulo Afonso e Glória.
Dernival Oliveira destacou que a CAR vem intensificando as ações para promover a piscicultura de Paulo Afonso e Glória. “A unidade de beneficiamento de tilápia de Xingozinho, em Paulo Afonso, já está em fase de conclusão, com o objetivo de dar suporte aos piscicultores da agricultura familiar e produtores da iniciativa privada”, disse.
A produção deve chegar a seis toneladas por dia de filet, peixe in natura e seus agregados, a exemplo de sobras da tilápia para almondegas e bolinhos. A iniciativa da Sedir/CAR, que conta com o apoio da Secti e Seagri/Bahia Pesca, vai beneficiar os piscicultores do entorno de Paulo Afonso, Glória, Rodelas, Chorrochó e das cidades de Petrolândia e Jatobá, em Pernambuco. A inauguração está prevista para novembro deste ano.




