21 de dezembro de 2025

Cinco anos sem o ‘Bondinho’ da Chesf: Previsão de retorno só em junho de 2014, diz APA

Por

É sobre a cachoeira, entre os estados da Bahia e Alagoas, que existe a travessia feita através de um "Bondinho". O teleférico foi colocado pela empresa Chesf para servir de transportes dos funcionários que trabalham na subestação alagoana. Com o tempo, ele foi disponibilizado para que os turistas pudessem fazer a travessia. Era um dos momentos mais festejados por quem o utilizava.

O local onde se encontra toda a estrutura que dá sustentação a base do Bondinho, fica na beira da cachoeira, em uma encosta. Com o tempo houve um desmoronamento, mais precisamente no ano de 2008, de grande quantidade de rochas onde fica a estrutura física do teleférico. Segundo Francisco Araujo, assessor da GRP – Gerência Regional da Chesf, isto aconteceu devido a infiltrações nas rochas onde ele foi construído, "normalmente são fissuras, mas com o passar do tempo e ação do vento e principalmente da das águas ocorreu este deslocamento, havendo o desprendimento de material rochoso".

Já são quase cinco anos que os turistas ficaram sem poder utilizar o passeio no bondinho. Foram inclusive proibidos de ter acesso ao mirante onde está toda a estrutura, causando então reclamação por parte de algumas pessoas. O que essas pessoas não sabiam era que a interdição temporária se devia a precaução dos técnicos para que nenhum acidente pudesse acontecer no local.

 

Bondinho (antes)

(e depois)

Recuperação da estrutura

Durante esse tempo em que o local está sem acesso dos visitantes a gerencia regional tentou contratar um geólogo para que ele fizesse uma avaliação das condições das rochas. Mas os entraves burocráticos que devem ser seguidos travaram a agilidade na ação. Teria que haver, para cada etapa, uma licitação especifica para contratação dos profissionais. E enquanto isso não acontecia, houve a impermeabilização da área e o esvaziamento do espelho de água existente no topo do mirante. E foi em 14 de setembro de 2009, que a Empresa de Geociências Ricardo Brandão entregou o relatório técnico para "instalação de tirantes do maciço rochoso remanescente que suporta as estruturas do teleférico de Paulo Afonso, na margem direita, após o deslocamento de blocos de rocha do talude ocorrido em abril de 2009, e avaliação da necessidade de reparo".

Tentativas de contratação foram feitas para a execução dos serviços, mas a primeira licitação foi dada como "deserta" já que nenhuma empresa apareceu para concorrer ao serviço de manutenção. As que vieram antes ver como seria o serviço, o acharam muito complexo e não se sentiram capacitadas para executar o mesmo.

Na nova licitação a vencedora foi a Ampla Construtora Ltda, de Salvador/BA que estava fazendo o serviço de colocação de tirantes no valor de R$ 400.000,00 (quatrocentos mil) também desistiu.

Em maio desse ano, em entrevista coletiva realizada na Administração Regional da Chesf em Paulo Afonso, o Administrador Regional de Paulo Afonso, Augusto Cézar, informou que “como já foi divulgado pela imprensa, houve uma ruptura de pedaço da rocha da base do morro do Teleférico, onde está montada a estrutura do Bondinho e a Chesf precisou fazer um estudo técnico, com empresa especializada, para detectar se esse problema poderia comprometer a manutenção desse serviço. Foi feita uma licitação no valor aproximado de 1,5 milhão de reais e contratada empresa especializada em geologia para a realização do trabalho. Com cerca de 70% do trabalho realizado, a empresa desistiu do serviço e nova licitação está em andamento para a sua conclusão. Estimamos que até o meio do próximo ano (Junho de 2014) o Bondinho esteja novamente atendendo aos turistas. Ainda não está concluído o estudo sobre a forma como esse serviço será prestado à comunidade, se através da atuação do poder público ou empresa privada, mas a Chesf deverá continuar apoiando, inclusive com a realização da manutenção periódica do equipamento. Isso será informado à imprensa e aos órgãos de turismo de Paulo Afonso ao longo do processo, até a sua conclusão.”

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

bannermariabonita

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!