Algumas novidades marcarão as atividades pedagógicas do Colégio Sete de Setembro em 2013. Uma delas é a contratação de mais um excelente profissional, que assumirá a função de Coordenadora Geral dos setores educacionais. Esta é a Profª Katea Barros. Pedagoga, especializada em Psicopedagogia e Orientação Educacional. Acumula grande experiência profissional como Psicomotricista; Psicopedagoga da Faculdade Sete de Setembro; Coordenadora Pedagógica do Programa Jovem Aprendiz no Centro Evangélico de Recuperação Social; Coordenadora Geral da Escola Boa Ideia na cidade de Natal – RN; Formação Continuada de Professores em Creche, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior tanto na rede pública quanto privada; além de assessoramento e consultorias para assuntos educacionais em diversas escolas de vários estados do Nordeste. A seguir, conheça um pouco mais da Profª Katea Barros.
Como se dará sua participação na equipe pedagógica do Colégio?
Pretendo trabalhar em equipe, auxiliando, além do pedagógico, todos oscolaboradores que fazem parte do Colégio Sete de Setembro. Aliás, já começamos assim quando em 2012 fui contratada para prestar uma assessoria no que tange a atualização do Projeto Político Pedagógico- PPP desta Instituição. Realizamos uma pesquisa e vários encontros com o corpo diretivo, com o corpo docente, coma coordenação pedagógica e de departamentos, em que discutimos o fortalecimento da identidade pedagógica e os diversos trajetos para o aprimoramento da proposta de inclusão escolar. Estou voltando à cidade Paulo Afonso para atuar profissionalmente na função de Coordenação Geral do Colégio.
Quais os primeiros projetos a serem implementados?
O Colégio Sete de Setembro, ao longo do tempo, desenvolveu projetos pedagógicos e projetos de cunho social que enaltecem a sua história. Estamos trabalhando para consolidar e atualizar esta realidade que traduz a visão educacional do Profº Gilberto Gomes de Oliveira. Para isto ao revisitarmos o PPP cuidamos de integrá-lo aos pilares da educação para o Século XXI e as necessidades da sociedade atual. Sendo assim, podemos citar a proposta de Formação Continuada, a proposta Antibullying, as novas diretrizes internas voltadas para a questão das relações interpessoais,priorizando o aprender a conviver e a se relacionar bem com as outras pessoas, independentes das suas especificidades, e para isto, contaremos com a orientação de vários profissionais que realizarão os devidos encaminhamentos quando se fizer necessário, e acima de tudo, acompanharão o cotidiano escolar mediando e provocando nossos alunos para pensarem de maneira crítica e criativa e entãoalcançaremos uma educaçãocada mais qualificada, portanto, inclusiva.
Que resultados são esperados com as mudanças propostas?
A excelência na Educação Formal, compreendendo os processos naturais e o respeito ao ambiente como valor vital, afetivo, ético e estético, promovendo a autonomia, o desenvolvimento da pessoa humana no exercício da cidadania, integrando a família em uma parceria harmônica e oportunizando ao corpo docente e aos demais colaboradores o aprimoramento profissional para adaptarem-se as aceleradas mudanças tecnológicas e sociais. Para finalizar, gostaria de dizer que a educação formal é a base da sociedade atual renomeada de sociedade do conhecimento, lembrando ainda o que afirmou Paulo Freire (2000): “Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda”.





