28 de março de 2024

Governador decreta três dias de luto na Bahia pela morte de Dona Canô

Por

O governador Jaques Wagner decretou luto oficial de três dias na Bahia por conta da morte da matriarca da família Veloso, Dona Canô, que morreu dormindo na manhã desta terça-feira (25) aos 105 anos de idade. O governador está em Santo Amaro, no Recôncavo baiano, prestando solidariedade à família. Segundo sua assessoria, no entanto, ele não deve ficar para o velório.

O velório será realizado a partir das 18h, no Memorial Caetano Veloso, em Santo Amaro. O enterro será na manhã da quarta-feira. 

Em nota divulgada esta manhã, Wagner destacou "a força, doçura e coragem" de Dona Canô.  "Em meu nome e de todos os baianos, presto solidariedade à família desta grande mulher, que representou o que a Bahia tem de melhor, um símbolo de força, doçura e coragem", diz a nota. Wagner lamentou o falecimento e lembrou que Dona Canô foi uma mãe exemplar que serviu de referência para filhos que também são o orgulho da Bahia, citando Caetano Veloso e Maria Bethânia.

Dona Canô foi internada no Hospital São Rafael no dia 15 de dezembro, por causa de uma isquemia cerebral transitória, um déficit neurológico causado geralmente pela diminuição do fluxo sanguíneo até a região do cérebro. Na última sexta-feira (21), Dona Canô teve alta médica e retornou para sua casa, em Santo Amaro, onde ficou aos cuidados de uma assistência domiciliar.

Luto
Outras autoridades também manifestaram pesar pelo falecimento de Dona Canô. O prefeito João Henrique disse que a fé em Deus vai ajudar a família a passar pelo momento. "Lamento profundamente o falecimento de Dona Canô, símbolo exemplar da mãe dedicada e ícone do Recôncavo baiano. A fé em Deus reconfortará seus familiares e a todos os baianos e brasileiros que admiram a história dessa mulher, que em vida plantou a harmonia e união com sensibilidade e humildade", declarou João Henrique.

O prefeito eleito de Salvador ACM Neto também divulgou nota prestando solidariedade à família pela perda.  "A Bahia amanheceu mais triste e o céu muito mais alegre com a chegada de Dona Canô. Foram 105 anos encantando a Bahia. Presto solidariedade a toda família Veloso, um dos maiores símbolos da riqueza cultural do nosso estado", diz o texto.

Centenária baiana
Claudionor Viana Teles Velloso, mais conhecida como Dona Canô, era uma cidadã baiana centenária. Mãe de seis filhos, entre eles os músicos Caetano Veloso, Maria Bethânia, era viúva de José Teles Velloso (Seu Zeca), funcionário público dos Correios, falecido em 13 de dezembro de 1983, aos 82 anos.

Considerada uma das mais ilustres cidadãs de Santo Amaro da Purificação, teve publicada suas memórias no livro ‘Canô Velloso, lembranças do saber viver’, escrito pelo historiador Antônio Guerreiro de Freitas e por Arthur Assis Gonçalves da Silva, falecido antes do término da obra.

Quando perguntada sobre a própria fama, Dona Canô sempre disse que não entendia a razão: "Apenas fiquei conhecida por causa de meus dois filhos que nunca se esqueceram de onde vieram nem da mãe que têm".

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!