Matéria da Prefeitura Municipal de Paulo Afonso: A realidade do Saneamento Básico em Paulo Afonso O município de Paulo Afonso, de Na área de saneamento básico a atuação destes gestores não foi diferente. Paulo Afonso foi entregue no ano de 2005 com 89,52% de seu sistema de esgotamento sanitário construído; estando assim, praticamente livre de esgotos a céu aberto. Isto pode ser comprovado através de documentos oficiais e acervo fotográfico existentes na Prefeitura Municipal. Desse modo, a matéria publicada no Diário Oficial, de 4 de março, a qual afirma que o município, apesar de possuir mais de cem mil habitantes, tem apenas 1% da população atendida com o serviço de saneamento básico, felizmente não condiz com a realidade dos fatos. Se a administração anterior não conservou o sistema de esgotamento sanitário, esta responsabilidade é sua. É louvável que o Governo do Estado, através da EMBASA, promova melhorias no sistema de esgotamento. Contudo, não se pode ignorar ou omitir o que foi realizado nas gestões dos prefeitos do antigo PFL, atual DEM, quando a cidade realmente não possuía saneamento básico. Abaixo a matéria do Diário Oficial do Estado:
Governo implanta sistema de esgotamento
O Governo do Estado, por meio da Embasa, investe R$59 milhões na construção do sistema de esgotamento sanitário no município de Paulo Afonso, no semi-árido, com o objetivo de solucionar o grave e antigo problema de saneamento básico. A rede atual está praticamente inoperante, por quebra ou obstrução, com o esgoto em estado bruto desaguando nos canais e lagoas da cidade, e, sobretudo, no Rio São Francisco, contribuindo para o seu processo de degradação.
O município possui mais de 100 mil habitantes, sendo que 1% da população é atendida com o serviço de saneamento. As obras já foram iniciadas e compreendem
A obra de implantação do sistema exigirá muito esforço de todos os envolvidos na sua execução, pois a sede do município está situada sobre solo rochoso, o que implica numa grande quantidade de detonações para o assentamento das redes.
Os trabalhos são observados com ansiedade pela população. Pessoas como o José Joaquim dos Santos, morador da Rua 21 de Abril, no Bairro BTN 1 – um dos mais populosos da cidade. Enquanto observa a movimentação das máquinas e operários que abrem valas para o assentamento da tubulação, à frente de sua casa, ele comenta que a chegada do esgotamento sanitário vai mudar a vida das pessoas no local.
Antes conhecida apenas por abrigar a usina de geração de energia elétrica da Chesf, Paulo Afonso tem sua força econômica principalmente no comércio, uma atividade em franca expansão, principalmente pela localização estratégica, de fronteira com Alagoas e Sergipe. Quando estiver concluído, o sistema de esgotamento sanitário vai consolidar o seu processo de desenvolvimento.
Matéria da Prefeitura Municipal de Paulo Afonso: A realidade do Saneamento Básico em Paulo Afonso O município de Paulo Afonso, de





