25 de março de 2025

Acidentes, mutilações, mortes…O que está acontecendo com o Trânsito de Paulo Afonso?

Por

Perigo à Vista nas Pistas de Paulo Afonso

 Se prevenir é remediar, medidas simples podem ser tomadas para se evitar grandes acidentes – que vão certamente acontecer, com perda de vidas, se não forem tomadas – em três pontos importantes da cidade. A fixação é nesses três pontos porque as evidências são gritantes. Profetizar nessas condições, com índice de acerto provável de mais de 90%,  não é muito difícil.
 
O estacionamento em frente às Lojas Americanas (e as manobras envolvidas) é um convite a um grave acidente. A  Apolônio Sales é uma pista de rolamento. Breve, muito breve, algum veículo não vai conseguir frear e vai se arrebentar em cima de alguém que estiver tentando estacionar. São duas pistas de rolamento que viram apenas uma em frente à loja considerando que sempre há alguém parado por ali. Existe estacionamento bem ao lado, no Lindinalva Cabral, que poderia ser usado permitindo a proibição de estacionamento na frente da loja.
 
Subindo a Apolônio Sales, a possibilidade de um veículo grande se "perder" na curva em frente à rodoviária é muito grande. Imagine o inteligente leitor o estragadalho que vai ocorrer. A propósito, um veículo pequeno já se perdeu por ali com perda de uma vida humana. Acho que uma mureta de concreto, que os arquitetos da prefeitura sabem muito bem fazer bonita, evitaria um provável acidente.
 
Na saída da Avenida Antônio Carlos Magalhães, quem vem do BNH ou do Panorama tem que parar antes da rótula para alcançar a Feira Livre. A possibilidade de algum veículo que vem da Apolônio ou que vem contornando o redondel se estraçalhar bem na porta do motorista que está parado é grande. Algum tipo de barreira, que os nossos competentes arquitetos também sabem fazer, preveniria mortes certas.
 
Não desejo que nenhuma das profecias acima se cumpra. Que a Prefeitura Municipal possa atentar para esses detalhes e, com a usual competência que demonstra em casos outros de conservação, nos deixe um pouquinho mais tranquilos. Uma das coisas mais tristes, sem dúvida nenhuma, é a morte ou a invalidez de um amigo, principalmente a morte ou invalidez que poderia ser evitada.
 
Como adendo: não é chegada a hora de a Manoel Novaes se tornar via de mão única e de o estacionamento na Floriano Peixoto ser permitido apenas em um dos lados da avenida?

Sobre a pista ao lado do posto de gasolina de quem vem da Floriano Peixoto para alcançar o redondel do Rotary, antes da ponte, em direção ao Jardim Bahia e ao Tancredo, quem tem que parar não tem  noção que está dentro da pista de rolamento. Ali seria um dos poucos lugares onde um quebra-molas poderia ser instalado para induzir o motorista a parar antes do interior da pista. Existe uma faixa pintada que sempre se desgasta com o calor e com o atrito das frenagens.

Estou me referindo ao local onde o cidadão teve a perna decepada pela lâmina de uma pá carregadeira. Estou inferindo que a pá mecânica parou já dentro da pista e a moto, que vinha na preferencial, raspou na lâmina, ocasionando a tragédia. Alguma barreira ou correção da pista poderia evitar novos acidentes.

Não compreendo também por que razão, para motos consideradas pequenas, não são exigidos equipamentos de proteção. Se a justificativa é  preservar a vida e não sobrecarregar o Sistema Social, como explicar que seja permitido que os condutores dirijam sem os tais equipamentos? 

Por Francisco Nery Júnior

E você o que está achando do trânsito de Paulo Afonso?

Tem algumas sugestões?

Deixe sua Opinião no espaço de  ‘COMENTÁRIOS’, logo abaixo:

 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!