Na abertura do seminário "Drogas Por Quê? Desafios para a Educação", realizado na manhã desta segunda-feira (26) em Paulo Afonso (BA), o cientista político, José Luciano Dias, representando a Fundação Milton Campos, falou sobre os objetivos institucionais do evento. "Trata-se de engajar-se no debate de questões relevantes para a sociedade e divulgar o programa partidário. No programa consta o destaque para a questão da juventude, principal vítima do tráfico e do consumo de drogas", explicou.
O deputado estadual (PP) e presidente nacional da Juventude Progressista (JP), Mario Júnior, lembrou, para começar, que o problema da droga não é questão de partido político. "É obrigação de todas as forças sociais", destacou, para lembrar em seguida que é necessário formar uma verdadeira corrente de união, presente em todos os setores da sociedade, sobretudo em uma região como a de Paulo Afonso, particularmente afetada pelo tráfico e pelo consumo de drogas. "É uma ação difícil e que depende do fortalecimento da família e de seus valores, e de investimento de todos os níveis de governo", ensinou. Prometeu, por fim, um engajamento mais ativo da Juventude Progressista (JP) nas atividades de prevenção nas escolas.
O deputado federal (PP) e presidente estadual do PP, Mário Negromonte lembrou que não existe sociedade sem família e esta é a principal vítima do consumo de drogas. “Trata-se de uma guerra”, disse, e a família precisa de um apoio consistente dos governos, de todos os governos. O que está em jogo é a definição, como prioridade absoluta do Estado, das políticas de combate ao tráfico e ao uso de drogas, sua incorporação às políticas de educação, de saúde, de segurança. Por isso, afirmou, estamos ouvindo a sociedade para modificar leis federais e estaduais e oferecer melhor proteção aos jovens e suas famílias.
A programação seguiu até as 17 horas com um seminário cuja palestrante foi a psicóloga Doralice Oliveira Gomes e que atingiu cerca de 137 multiplicadores, que aplicarão os ensinamentos em escolas e junto à comunidade, fortalecendo o trabalho de prevenção do uso indevido de drogas.