No início da tarde desta segunda feira (19) os agentes de polícia de plantão na delegacia regional de Delmiro Gouveia contiveram o início de uma rebelião naquela casa de detenção.
Segundo um agente policial os presos iniciaram uma confusão onde quebraram uma grade de ferro das carceragens e colocaram fogo em alguns objetos. Eles reclamam a superlotação da delegacia que está com 90 presos e pedem que seus processos sejam analisados pela justiça.
A cadeia tem apenas seis celas com capacidade para quatro pessoas. Devido à falta de espaço, alguns dos presos ficam no pátio da Regional. Um homem que não tem uma das pernas é um dos detentos que fica fora das celas. “Estamos ficando loucos aqui. O calor chega a ser insuportável durante a tarde. Tem gente aqui que chega a delirar e falar sozinho.” Relatou.
Um senhor que estava preso acusado de tráfico de arma de fogo passou mal e precisou ser socorrido por uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Os agentes de plantão temem que a qualquer momento aconteça uma rebelião. “Os ânimos ainda estão muito tensos por aqui”. Disse.
A delegacia superlotou depois da prisão de 34 pessoas na “Operação Limite” que foi deflagrada pela polícia civil. As prisões têm a validade de 30 dias.