Por Neumy José (morador do Bairro Prainha)
neumysouza@hotmail.com
O Secretário de Saúde da Prefeitura Municipal de Paulo Afonso, diz que a carismática Drª Diva não ficará mais no PSF do Bairro Prainha. Uma atitude de repúdio aos moradores deste bairro, pois existe um ditado que diz que “em time que está ganhando não se mexe”. Mas o que vemos é um secretário que desfaz o que está dando certo e prejudicando totalmente o seu superior, que é o prefeito.
Há alguns meses esse secretário vem perseguindo os funcionários do PSF da Prainha. Na semana passada transferiu uma excelente Auxiliar de Enfermagem para outro PSF, além de dizer que a médica não voltará mais para esta comunidade, que quer demiti-la da prefeitura. O que fica agora é a seguinte pergunta: porque perseguir funcionários que trabalham em um setor que o ano passado foi considerado como o melhor PSF do ano, um verdadeiro modelo na área de saúde?
O secretário não quis que a Dr.ª Diva participasse do PMAQ, um programa do Governo Federal que aumenta o número de horas trabalhadas para os médicos e que dobra o salário, então está colocando um médico recém formado e sem experiência para atender o povo do bairro Prainha, discriminando a todos.
Já a coordenadora do PSF, que era Viviane e agora é Laércio, “obrigou” Élcia, que é enfermeira do PSF da Prainha, a escrever uma carta confirmando que a médica se recusou a atender os 25 pacientes ameaçando-a de demissão. No entanto, o que dizem não é verdade. Nós moradores deste bairro sabemos que a médica atende mais de 30 pacientes. Isto é fato e contra fatos não há argumentos.
A doutora está de atestado médico desde o dia 22 de dezembro de 2011 até o dia 05 de janeiro de 2012. Mesmo assim o secretário ditador a demitiu. Porém, os moradores deste bairro não aceitarão uma atitude de tamanha ignorância prejudicando uma comunidade, por isso pedimos ao Sr. Prefeito que tome outras medidas atendendo aos anseios deste povo!
Veja que estratégia do secretário! Ele alegou que precisaria da Auxiliar de Enfermagem Mônica no PSF do Perpétuo Socorro, mas na verdade é que por perseguir uma Técnica em Enfermagem da citada unidade de saúde, a transferiu para o bairro Prainha, já que a mesma é concursada e ele não pode demiti-la. Contudo, a mesma está processando o ditador por assédio moral. Que vergonha. Isso se chama indecência por parte de um governo truculento. Paulo Afonso não merece esse tipo de gente decepando as cabeças das pessoas.
Nossa saúde vai de mal a pior!