19 de dezembro de 2025

Lucro da Embasa cresceu 485% entre 2015 e 2017 mesmo sob ‘ameaça’ de privatização

Por

Lucas Arraz (Bahia Notícias)

Lucro da Embasa cresceu 485% entre 2015 e 2017 mesmo sob ‘ameaça’ de privatização. Foto: GOVBA



 

 

Nos últimos três anos fiscais, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) assistiu o seu lucro líquido crescer quase cinco vezes. Cotada para se tornar uma Parceria Pública Privada (PPP) – considerada uma ameaça de privatização por representantes sindicais -, a companhia fechou o ano de 2017 com uma arrecadação líquida de R$ 180 milhões, valor recorde e superior aos R$ 37 milhões registrados em 2015. Os dados referentes a 2018 ainda não estão disponíveis.

 

Apesar do ganho de 485% em lucro líquido nos três anos, o atual presidente da Embasa, Rogério Costa Cedraz, defende que o faturamento corrente não consegue arcar com a demanda por investimentos em água e saneamento na Bahia. Por isso, o melhor caminho para a empresa, defendido pelo diretor, seria buscar mais recursos no setor privado.

 

“O governo da Bahia tem trabalhado para universalizar os serviços de saneamento e investido na capacidade do setor, mas está cada vez mais difícil realizar a tarefa sem recursos do governo federal e do Orçamento Geral da União”, falou Cedraz. A Embasa alega que reinveste quase a totalidade do seu lucro líquido em obras para o setor em que atua, mas mesmo assim não consegue atender as demandas.




 

“A companhia tem que buscar outras fontes de investimento, como Parcerias Público-Privadas e financiamentos”, completou Cedraz.

 

Até 2015, os anos fiscais da Embasa variaram por problemas de estiagem no estado, de acordo com o relatório de demonstrações financeiras da empresa de 2016. Para Cedraz, o lucro líquido recorde registrado no exercício de 2017 foi resultado de um enxugamento na empresa para garantir mais eficiência ao serviço. “Implantamos a Gestão Matricial de Despesas (GMD) e fizemos o que foi possível para a melhoria nas cobrança”, também destacou o presidente.

 

A Embasa deve divulgar o resultado do seu exercício em 2018 na próxima semana. A empresa ainda passará por mudança na diretoria. O ex-Odebrecht Claudio Vilas Boas é cotado para assumir o comando da companhia para aumentar diálogo com setor privado (saiba mais aqui), mas pode esbarrar na Lei Geral das Estatais.







WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 12

  1. jackson Galindo says:

    Claro que ela dá muito lucro, não tem caixa porque o governo nas épocas de campanha, quem não recebeu uma conta estranha, valores nunca dante navegado

  2. jackson Galindo says:

    Claro que ela dá muito lucro, não tem caixa porque o governo nas épocas de campanha, quem não recebeu uma conta estranha, valores nunca antesnavegado

  3. a verdade says:

    Lucro kkkk coitados do Povo de Paulo Afonso

  4. Elio says:

    Oh! Como não ter lucro?
    80% de taxa de esgoto que cobra sem fazer o devido serviço.
    Muitas cidades começaram a pagar a taxa de esgoto justamente nesse período “recorde” de lucro.

  5. Fabiana says:

    Só pode né? Cobrando 2 x,taxas abusivas e quando vc vai reclamar ou questionar fica por isso mesmo O argumento da Embasa é que não tem o que fazer e que a solução é dividir o valor cobrado

  6. Luiz says:

    Vcs estão reclamando sobre as taxas com a empresa sendo pública, imaginem quando “darem” para os amigos dos amigos do meu pai… Nenhum investidor quer ganhar menos do que ganhou ontem.

    • Sincero says:

      Quando uma empresa privada faz cagada, você tem onde reclamar… Você vai no forum processar, vai no procon… E quando uma estatal faz cagada, tu vai sabe onde ? No governo que fez as indicações para a gerencia dessa merda ai kkkkk A diferença básica entre empresa privada e estatal é essa… Quando a privada não é bem administrada, ela vai a falência (Nesse caso, é obrigada a fechar a administração e vender a licitação), mas quando a estatal chega no ponto que deveria ir a falência, sabe o que eles fazem ? Eles mandam a conta para tu pagar kkkkkkkkk

  7. Perez says:

    Lucro não, enriquecimento ilícito, pois cobram 80% de taxa de esgoto e não fazem nem 8% do tratamento desse esgoto.

  8. Sandra says:

    Cobrando tb esse absurdo nas contas mensais so pode lucra e so aqui em paulo afonso q é esse abuso pq em outras cidades nao é assim.

  9. Leitor says:

    Meu pai tinha dez filhos. Hoje, apenas eu e minha mulher, eu pago umas cinco ou seis vezes o que o meu pai pagava pela água encanada. Se não desse lucro…………. !

  10. PRONTO, DESABAFEI. says:

    Tá vendo aí, o município vai dar novamente a concessão para a EMBASA para depois esta ser privatizada. Interessante dar um presente para depois o presente ser vendido.

    VEREADORES, cuidado pois estamos de olho em vocês traidores do povo.

    Pau é pau e pedra é pedra.

  11. SOL says:

    A embasa vem trocando os hidrômetros sem o morador saber, quando vem a conta , é de 500 a 600 reais ,fora as pessoas que não sabemos.Por conta dessa votação ,eles deram uma parada. Alguns eles resolveram ,não sei a razão,talvez porque muita gente ia a justiça. Os abusos continuam. Essas cobranças absurdas ,é para cobrir gastos de saneamento municipal nas reformas e benfeitorias?O que o povo tem haver com gastos do estado e município,é obrigação deles melhoria do bem estar da população.JUSTIÇA PRA ESSA EMBASA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

bannermariabonita

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!