
Na sessão dessa segunda feira, data que antecede o dia 02 de abril, dia mundial de conscientização do Autismo, tive a honra de agraciar com moção de aplauso, o Projeto Girassol, representado pela diretora da UNEB a senhora Suzana Luz e a professora Dilma Carmem, diretora do projeto, pela realização do II WORKSHOP SOBRE AUTISMO com o tema “OLHARES E CAMINHOS” E I SEMINÁRIO DE EQUOTERAPIA E CINOTERAPIA.
O evento teve como finalidade, esclarecer e fornecer conhecimento sobre o autismo, a iniciativa do evento, digna de homenagem, forneceu para a população de Paulo Afonso e regiões circunvizinhas à oportunidade de aprender com profissionais renomados em todo país, sobre novos “OLHARES E CAMINHOS” que precisam ser explorados quanto ao TEA (Transtorno do Espectro Autista).
Nessa edição o Workshop inovou trazendo para ministrar uma de suas palestras a jovem Amanda Paschoal que é autista, ativista, graduada em artes, que foi sem dúvida a maior surpresa do evento, mostrando através de suas vivencias, como vive um autista na sociedade e o quão capaz ele é de desenvolver suas habilidades.
Agraciei também o Projeto de Equoterapia Alados da Diocese de Paulo Afonso, representado por Daniele Leandro, psicopedagoga, Jaiana Nalu, fisioterapeuta e Rosângela Carijó, psicóloga. Fundado em novembro de 2017, o projeto de Equoterapia Alados, nasceu de uma iniciativa de Dom Guido, Bispo da Diocese, que com um olhar sensível e bondoso, observou a grande quantidade de pessoas diagnosticadas com TEA – Transtorno do Espectro Autista existentes no município de Paulo Afonso. Com o proposito de auxiliar essas pessoas para que pudessem adquirir independência e conviver com a maior autonomia possível dentro da sociedade, Dom Guido trouxe da Itália o modelo do projeto já existente por lá.
A Equoterapia Alados é um projeto mantido através da Diocese de Paulo Afonso e atende até o momento, 31 (trinta e uma) famílias, oferecendo atividades de terapia com equinos para crianças e adolescentes com TEA – Transtorno do Espectro Autista e acompanhamento psicológico para os pais. Conta com uma equipe multidisciplinar composta por fisioterapeuta, psicopedagoga, psicóloga e assistente social.
Ambos os projetos atendem pessoas com Transtorno do Espectro Autista e oferecem acompanhamento para condicionar essas pessoas a conviver da melhor maneira possível dentro da sua condição, enaltecendo suas habilidades e demonstrando a importância do acompanhamento profissional para sua evolução.
A importância da conscientização do Autismo para a sociedade é de suma relevância para esclarecer que se trata de uma condição que acompanhará o individuo por toda a vida e somente será alcançado fornecendo informação sobre o tema e, sobretudo com muito amor e respeito, será possível garantir o direito de cada pessoa.






