
A vulnerabilidade ambiental do rio São Francisco foi tema de audiência pública realizada, na sexta-feira, 25, pelas Câmaras Municipais de Paulo e Glória e a Peixe SF.
A cerimônia contou com grande presença de público. Foram ouvidos representantes do Comitê da bacia do Baixo São Francisco, do território de Itaparica BA/PE, Uneb Campis VIII, Instituto agronômica de Pernambuco, ICMBio, CHESF, EMBASA entre outros.
De acordo com a representante da Secretaria de Aquicultura e pesca do Ministério da Agricultura e pecuária, Juliana Lopes, ressaltou estava alí para defender a psicultura e que os maiores responsáveis pelo problema das baronesas estão na falta de saneamento básico e de tratamento dos esgotos ao longo do rio.
Por seu expediente, o prefeito de Paulo Afonso, Luiz de Deus (PSD), lamentou a ausência de técnicos no evento.

Foto PMPA
Outras informações relevantes do encontro:
– O Senador por Alagoas, Rodrigo Cunha irá encaminhar para a Comissão de Defesa do Consumidor e a Comissão do Desenvolvimento Regional uma audiência conjunta sobre o tema no Senado Federal;
– O Deputado Federal, Mário Negromonte Jr(PP), assumiu compromisso de alocar recursos via emenda parlamentar individual para aquisição de hidrotratores para retirada das baronesas
– O Deputado estadual, Inácio Loyola irá representar na Assembleia Legislativa de Alagoas a discussão do tema;
– a Comissão especial de incentivo ao desenvolvimento da Política estadual da aquicultura na Assembleia Legislativa de Pernambuco estará reunida em Petrolândia no próximo dia 25 de abril e o tema das baronesas terá pauta específica,
– Os prefeitos Luiz de Deus (Paulo Afonso) David Cavalcanti (Glória), Goretti Varjão (Jatobá), Janielma Rodrigues (Petrolândia) e Bernardo Maniçoba (Itacuruba) deverão antecipar o retorno da Marcha dos prefeitos que acontece em Brasília de 08 a 11 de abril para estarem presentes na audiência pública do dia 11 com o ministério público Federal e estadual.
Ao término da reunião, o Presidente Peixe SF, Anttonio Almeida Junior, deu os seguintes encaminhamentos:
1 – realização de uma audiência ampliada, no dia 11 de abril, em local a ser informado (provavelmente no auditório da Justiça Federal em Paulo Afonso), com as participações do Ministério Público Federal e dos estados de Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco e Sergipe, Comitê da Bahia Hidrográfica do Rio São Francisco, organizações da sociedade civil e agentes públicos.
A comissão criada para organização da audiência pública já terá sua primeira reunião na tarde desta segunda-feira, (01/04), na sala de reuniões da Câmara de Vereadores de Paulo Afonso. Fazem parte da comissão representantes das Câmaras e Prefeituras de Paulo Afonso e de Gloria, Peixe SF, Agendha, Território Itaparica, Bahia Pesca e a consultoria Segurança Ambiental; Já a reunião com os demais órgãos do PPP será na quarta-feira, 03 de abril, a partir das 08h, na Cãmara de paulo Afonso.
2 – Elaboração de projeto de investimento a ser encaminhado à CHESF para investimentos na retirada das baronesas;
3 – Elaboração de proposta de PPP entre a Peixe SF, Chesf, Prefeituras e governos Estaduais e Federal para aquisição de hidrotratores e a manutenção e operação dos equipamentos para retirada das baronesas, com recursos de emendas parlamentares individuais e de bancadas.
4 – promoção de gestão política e institucional junto aos deputados estaduais e federais, senadores e governadores para destinação de recursos estaduais e federais para consolidar a Parceria Público Privada da Peixe SF e Prefeituras do futuro Consórcio Interestadual Ambiental do Rio São Francisco.
* Nota da redação. O autor reitera que houve um erro de interpretação na versão incial do trecho referente a representante da Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura e Pecuária Juliano Lopes. Já devidamente corrigido.






Blá blá blá blá blá blá
Em quanto isso, dezenas de cidades continuam despejando esgoto “in natura” no Rio São Francisco. E a baronesa é culpa da CHESF. Blá blá blá blá blá blá
Todo ano a mesma coisa os projetos não sai do papel, eu só tenho mais uma pergunta pra onde vai o dinheiro liberado pra usar na revitalização.
Ano passado foi milhões liberado pra usar na revitalização do Rio e cadê o dinheiro? Cadê o projeto?
E as cidades do baixo são Francisco que não tem tratamento de esgoto sanitário como fica?
Concordo, de concreto mesmo só os hidrotratores (paliativo).
O bom é que você está dia e noite empenhado em resolver a causa, dando exemplo aos políticos né? Parabéns!
O Rio São. Francisco todos.nós sabemos que esta morrendo o comprometimento da Água esta ficando.sem qualidade para o uso
o consumo .do ser.humano .Importante que as autoridades de.imediato . Vejam recursos para efetuar projeto do saneamento.os prefeito t da Região se.unam psra o bem comum da nossa população o.projeto é grandioso.isto é uma questão .de.conciencia.voltada a Saúde Publica.aguardaremos.com.brevidade a resolutivifade da SITUAÇÃO. Postada na http://www.pa4.com.br Deus não nos abandone.llll
Essa audiência foi uma farça, ato político para defender a piscicultura!