
MPF processa Chesf para impedir redução drástica no atendimento do Hospital Nair Alves de Souza, em Paulo Afonso
Impedir a redução da assistência à saúde pelo maior hospital público do nordeste da Bahia: o Hospital Nair Alves de Souza (HNAS), situado em Paulo Afonso. Esta é a intenção do Ministério Público Federal (MPF), que assumiu ação civil pública contra a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e requereu à Justiça medidas liminares para evitar que a população fique parcialmente desassistida a partir de julho deste ano. A Chesf alega supostas dificuldades financeiras mas, segundo documentos levantados pelo MPF, obteve lucro de mais de R$1,2 bilhão somente em 9 meses do ano de 2017.
Dentro de ação que tramita na Justiça Federal em Paulo Afonso, na última quinta-feira, 21 de fevereiro, o MPF requereu à Justiça que determine à Chesf, com urgência, sob pena de multa diária de R$50 mil, a manutenção da prestação do serviço público de saúde no HNAS – em sua integralidade, regularidade, eficiência e sem solução de continuidade ou diminuição do serviço – até a eventual transferência definitiva da gestão para o Poder Público; ou, pelo menos, até 31 de dezembro de 2020. Este prazo se refere à conclusão da transferência da unidade para a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) – prevista por meio de Termo de Compromisso 01/2018, assinado pelo próprio presidente da Chesf em 14 de agosto de 2018 (confira a íntegra). O acordo foi firmado com o governo da Bahia, por meio do secretário de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), com o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), com o reitor da Universidade e com o prefeito de Paulo Afonso, em tratativas que o MPF media desde 2014.
Os pedidos do MPF à Justiça foram motivados pela resposta dada pela Chesf à recomendação expedida pelo órgão em 29 de janeiro, destacando a necessidade de manter o regular funcionamento do hospital, após a companhia ter emitido ofício ao município de Paulo Afonso comunicando a restrição nos serviços de saúde do HNAS, por motivo de corte de gastos, a partir de 1º de março deste ano. Em comunicação dirigida ao MPF em 8 de fevereiro, a Chesf informou que acataria as medidas apenas até julho de 2019. Isto, apenas cinco dias após seu diretor de gestão corporativa ter indicado, em reunião convocada pelo MPF, interesse no cumprimento integral do termo de compromisso. Na reunião todos as entidades que firmaram o termo estavam representadas, e foram adotados encaminhamentos em prol da agilidade na transferência definitiva do HNAS à Univasf (veja ao fim do texto).
De acordo com o procurador da República Fernando Túlio, que atuou no processo, as atitudes contraditórias da Chesf geram “pânico e temor na população dependente dos serviços do Hospital Nair Alves de Souza, ante o risco noticiado de não ter a assistência hospitalar do maior hospital da região”. O MPF apontou, ainda, como alternativa às medidas urgentes requeridas, que seja determinado à União, ao Estado da Bahia e ao Município de Paulo Afonso, em caráter solidário, que assumam a gestão do HNAS a partir de 1º de julho de 2019, mantendo-se a prestação dos serviços públicos de forma integral.
Danos morais coletivos – no final do julgamento, o MPF requer que seja confirmada a medida liminar requerida, garantindo que os serviços prestados pelo hospital à população não sejam reduzidos em nenhum momento, e que seja determinado à Chesf o pagamento de danos morais coletivos, por ter ilegalmente noticiado a redução ilegal na prestação de serviços de saúde. De acordo com o MPF, o dano causado “se revela no quadro de insegurança, aflição e abalos à tranquilidade da população de Paulo Afonso e região, que se viu alijada de sua expectativa de plena fruição do seu direito fundamental à saúde e, consequentemente, à vida, prestado por décadas pela Chesf”.
Encaminhamentos para a transferência da gestão à Univasf – em reunião realizada no MPF em Salvador em 6 de fevereiro, com as partes envolvidas na transferência do HNAS para a Univasf, foram acordados prazos para a conclusão das próximas etapas necessárias para a licitação das obras de adaptação da unidade ao perfil de hospital universitário. Até 28 de fevereiro, a Sesab e a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) devem entregar o orçamento final revisado e aprovado à Univasf. A universidade, por sua vez, deverá concluir o projeto básico da licitação à Chesf até 20 de março. A partir daí, a obra deverá ser licitada e executada com recursos da companhia.
Confira a íntegra dos pedidos do MPF na ação contra a Chesf.
Número para consulta processual na Justiça Federal – 1000435-98.2019.4.01.3306 – Subseção Judiciária de Paulo Afonso
E agora? A ação civil pública é ajuizada pelo MPF na Justiça Federal, dando início ao processo judicial para solucionar um problema que o órgão apurou ser de responsabilidade dos acionados. A partir de agora, cabe ao juiz designado para o caso dar seguimento ao processo, que inclui a manifestação judicial dos envolvidos. A Justiça deve, primeiro, analisar o pedido liminar – que pode ser concedido ou não –, e depois seguir até o julgamento do mérito do processo – etapa em que decide qual a responsabilidade de cada réu do processo no caso, o que pode resultar na condenação e na aplicação de penas aos acionados. Em relação à transferência do HNAS à Univasf, o MPF segue atuando por meio do Inquérito Civil Público 1.14.006.000233/2014-15.





DR. LUIZ DE DEUS AONDE O NOBRE PREFEITO ESTÁ COM A CABEÇA? NOS RESPONDA PORQUE NÃO SABEMOS COMO VAI FICAR A NOSSA SAÚDE QUE CADA DIA MAIS ESCORRE PELSO RALOS DA PODRIDÃO DESSE SECRETÁRIO DE SAÚDE IVALDO Ã SE SABE DE QUE. AGORA A REPRESSAÕ DELE PARTE PAR O COMPETENTE FARMCÊUTICO UMA COISA QUE O INDIVÍDUO SECRETÁRIO NÃO TEM COMPETÊNCIA E OUTROS ADJETIVOS QUE NÃO O QUALIFIQUE. POIS BEM PREFEITO LULA JÁ HOUVE UM PSICOPATA NESTA PASTA DA SAÚDE MAS ACHAMOS QUE A SITUÇÃO ESTAVA RESOLVIDA QUANDO O NOBRE PREFEITO LUIZ DE DEUS ASSUMIU. MAS NÃO A DOENÇA ENMPREGNOU EM IVALDO PORQUE TODOS OS DIAS ELE MEXE SEM QUALQUER NOÇÃO EM FUNCIONÁRIOS DE COMPETÊNCIA E DESTE FEITA COMO SE NÃO BASTASSE DAS MERDAS QUE ELE TEM COMETIDO AGORA CHEGOU AO CÚMULO DA BURRICE E ISSO APOIADO PELO SENHOR PREFEITO LUIZ DE DEUS QUE É TIRAR O RAPAZ DA FARMÁCIA PARA COLOCAR UM RECEM FORMADO E DEIXAR A POPULAÇÃO EM POLVOROSA MAIS DO QUE JÁ ESTA COM A FALTA DE MEDICAMENTOS QUE TEM SE DADO POR INCOMPETÊNCIA DO PRÓPRIO SECRETÁRIO E DE SUA EQUIPE MAS ELE COMO SEMPRE TIRA O DELE DA RETA E ACUSA ALGUÉM JOGANDO-O CONTRA O GESTOR MUNICIPAL. HÁ 2020 QUE VENHA LOGO! DE NOVO PREFEITO! PEÇA PRA SAIR…………….kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!
Falou tudo .sem mais delongas faco das suas as minhas palavras
EITA QUE PREFEITO TADO ABESTADO PEDIMOS AOS FAMILIARES DO DOUTOR LUIZ DE DEUS QUE CONCEÇAO ELE A SAIR ENTREGAR O CARGO POR QUE PIOR DO QUE TÁ NÃO PODE FICAR A POPULAÇÃO SOFRENDO E OS SEUS SECRETÁRIOS SE FAZENDO NO BEM BOM E QUEIMANDO O NOME DELE DOUTOR LUIS TANTOS PROFISSIONAIS BONS NA ÁREA DE SAÚDE E O SENHOR ACHA DE COLOCAR UM …NA PASTA DA SAÚDE NA PASTA DA SAÚDE PORQUE PARA OS INTERESSES DELE PRÓRPIO A COISA MUDA DE FIGURAÇÃO ELE ACHA QUEFRES SERÁ ELEITO VEREADOR EM 2020 E TÁ DANDO O PASSO MAIOR DO QUE DEVERIA SEM NOÇÃO TÁ ABAFANDO OS … SEM OLHAR PRA TRAS POR ISSO QUANTO MAIS ELE COLOCA GENTE NOVA PRA TRABALHAR MAIS VAI FICAR FÁCIL DELE TIRAR O DELE DA RETA E ACUSAR O APRENDIZ DE FEITICEIRO QUANDO A BOMBA ESTOURAR. SÓ O PREFEITO NÃO ENCHERGA MEU DEUS QUANTA CADUQUICE…NUNCA É TARDE PARA CONCERTAR O ERRO.
Paulo Afonso: Saúde em último lugar bloco da saúde parabeniza o excelentíssimo senhor prefeito Luiz de Deus e suas burrices. Amém!
E veja que o atual gestor e o anterior são médicos e já foram prefeito por mais de uma legislatura, a questão que tem um grande numero de pessoas da elite que conseguem seduzir um bando de puxa sacos, para apoiar esse tipo de politico, e todos na anciã de pegar uma boquinha nas tetas da prefeitura. Vejam que o prefeito e seu vice tem o maior salario da Bahia e não apareceu nenhuma autoridade ou politico para contestar.
Por que o Ministério Publico não multa o prefeito pelo mesmo ser contra a construção da UTI em nossa cidade, esse pleito faz mais de trinta anos que a população clama e ele como medico e prefeito sempre foi contra.
parabens a quem votou em BOLSONARIO ,,ja esta trabalhando com direito de tirar a SAUDE e tudo ,PARABENS EU NAO VOTEI E NEM VOTO.
DESINFORMADO, QUEM ESTÁ LUTANDO JUSTAMENTE PARA O HOSPITAL NAO FECHAR É A DEPUTADA DO PARTIDO DELE, A DAYANE PIMENTEL, O QUE BOLSONARO TEM A VER COM A GESTÃO PASSADA? ISSO E PROBLEMA DO PREFEITO COM A GESTÃO TEMER/DILMA
CADE OS DEUSES NAO SAO TODOS MEDICOS NAO ERAM BONZINHO LUIZ DE DEUS ERA O MELHOR MEDICO DE PAULO AFONSO O CACETE,,,,,VAMOS ACORDA PAULOA FONSO VAMOS COLOCAR UM POLITICO QUE E CAPAZ,,,DIGO A VCS VEJA SE NAS FAZENDAS DELE FALTA AGUA ,,TENHO CERTEZA QUE OS BOIS DELE SAO CUIDADOS MELHOR DOQUE O POVO DE PAULO AFONSO QUE FALTA SAUDE,EMPREGO ,NA VERDADE QUEM SUSTENTA HOJE PAULO AFONSO SOMOS NOS PIAO DE TRECHO QUE RALAMOS FORA ,,E TRAZEMOS PRA NOSSAS FAMILIAS UM POUCO DE CONFORTO PORQUE SE ESPERAMOS POR ESTES POLITICOS…NOSSAS FAMILIAS MORREM DE FOME,,,FICA A DICA DE UM PIAO DE TRECHO REVOLTADO COM ESTES … QUE SO QUEREM NOSSOS VOTOS E NADA PRA NOS AJUDAREM QUE BOM SERIA A POPULACAO SE REVOLTASSE E NAO VOTASEM MAIS NESTES…ISSO REVOLTA A CHESF ESTA EXPLORANDO NOSAS RIQUEZAS AGORA TAMBEM NAO QUER MAIS CONTRIBUIR E OLHE OS BILHOES QUE ARRECADA ANOS APOS ANOS …,PELO MENOS UM POUCO DE SAUDE PARA NOSSO POVO QUE E QUEM TE ELEGEM…FICA A DICA
Bolsonaro é um laranjal comandado por um garoto e um tal de Queiroz envolvido com … Acredito que os que apoiaram o Bolsonaro, na reforma da previdência vao ter aposentadoria especial pois estão todos caladinhos com o rabinho entre a pernas.
Então depois de 2020 estamos lascados pois todos os hospitais que fazem parte da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares que são os hospitais universitários estão em dificuldades e vocês acham que aqui sera diferente? Pesquisem na internet para entenderem que tudo vai piorar. O objetivo desse novo governo é fechar ou privatizar universidades e hospitais para aumentar o caixa do governo alegando que sera para em um futuro próximo beneficiar os mais pobres.
Tem multar o Prefeito Luiz de Deus, multar e privatizar a CHESF. Acabar com essa palhaçada aqui em Paulo Afonso.