
Pouco mais de um mês depois do primeiro rompimento, na noite desta segunda-feira (18), o cabo que sustentava a barreira de contenção voltou a se partir causando o retorno das baronesas na margem do rio no Balneário Prainha.
Assim como no mês passado, quando as baronesas voltaram à margem do rio devido ao primeiro rompimento da contenção, que segundo a prefeitura de Paulo Afonso foi cortada por vândalos, agora a administração municipal afirma que pela segunda vez, “o cabo de contenção das baronesas foi cortado em ação criminosa ontem à noite, o que resultou na passagem das baronesas.”, diz comunicado enviado ao portal PA4.COM.BR pela equipe da Assessoria de Comunicação.
“O secretário de Meio Ambiente Francisco Alves de Araújo (Chico) está reunido e a equipe de emergência já está em ação com homens e máquinas na Prainha para fazer o mutirão da limpeza. A prefeitura de Paulo Afonso está prestando queixa na delegacia para que o caso seja investigado pela autoridade competente. A Prefeitura reitera o seu compromisso em retirar as plantas que chegam à margem e já está tomando as providências para restauração do cabo de contenção.”, explicou.
Em 2018, quando o problema da proliferação das plantas aquáticas teve início, a gestão municipal realizou algumas ações para retirar as plantas aquáticas para não prejudicar a visitação ao local, incluindo a barreira de contenção, implantada a 200 metros da margem.
Ainda de acordo com a prefeitura, o local sofre diretamente com a chegada das plantas aquáticas, vindas de várias localidades e que têm ponto final a principal localidade de banho e lazer para pauloafonsinos e turistas.
Há exatamente uma semana, antes desse segundo rompimento, Chico informou que foi feito um deslocamento do cabo da ancoragem da rede de contenção.
“A gente tem dado um suporte aos quiosqueiros que estão preocupados com o volume das plantas. Uma parte do barramento cedeu, mas de prontidão, criamos um deslocamento ao lado da BA-210, para que os homens e as máquinas possam trabalhar e iniciar a retirada das baronesas”, afirmou.
“A barreira de contenção das baronesas no Balneário Prainha, com 500 metros de extensão, foi implantada em maio de 2018, a 200 metros da área de banho. “Nossa meta é não deixar que os donos de quiosques fiquem no prejuízo, afinal de contas, muitos tiram o sustento daquela atividade. A gestão não está medindo esforços para que tanto os comerciantes, quanto o rio estejam aptos e preparados para os visitantes”, disse o secretário, em matéria publicada pela prefeitura de Paulo Afonso no último dia 11 de fevereiro.





























Se colocar lixeiras na cidade quebram, construir praças bonitas e não colocar vigilante 24hs depedram, um sistema que contribue para manter a prainha em condições de uso para toda comunidade e turistas o caras sabotam… O problema do Brasil são os brasileiros
Ter que colocar um vigia para observar o cabo, seria uma brincadeira… Isso não pode estar acontecendo…
Na situação que está sai mais barato uns vigilantes na área.
Quem gosta disso é o nome em caráter emergencial pois não precisa de ter licitação e vai a qualquer preço.
Pergunte a quem faz a festa com o erário público.
Seria melhor uma solução pra retirada dessas baronesas ? Quem tá quebrando tá errado mas só assim as autoridades limpas o rio
nao adianta senhores do quiosquer. acaba logos esses quiosquer. nao adianta pode botar aço. nao adianta. prainha nao presta mas eu quero quer ficar um gramado cheios de verdinhos pra o prefeito jogar bola.
O “Secretário de meio ambiente ” sabe que ela não é uma planta ruim que estraga o rio, pelo contrário, elas aparecerem ao sinal de poluição, as baronesas são espécies de filtros que se alimentam dos dejetos. É preciso muito mais do que apenas retirar ou conter as baronesas é necessário tomar outras providências no despejo do esgoto da cidade.
Ninguém cortou, simplesmente arrebentou com o acúmulo, baronesa pesa muito ..
Tbm acho q arrebentou com o volume de baronesas
O peso devido a quantidade das plantas aquáticas e os fortes ventos fizeram romper o cabo e mesmo assim insistem em dizer que foi um ato criminoso, ponha uma contenção alí próximo ao BNH e evita elas ( baronesas) chegarem até a prainha, depois faz a retirada alí junto aos postes .
TEM EMPRESA CONTRATADA PARA RETIRADA DAS BARONESA QUE POR SINAL A EMPRESA E DO IRMAO DO VEREADOR LECO E UM CARA DE FORA QUE VI CHAMANDO DE GAUCHO…. GANHAM BEM PARA RETIRAR E A PREFEITURA AINDA COLOCA MAQUINA E CAMINHÃO …. ABRAM O OLHOOOOO
ESSE TRABALHO DE RECOLHER AS BARONESAS DEVE SER CONSTANTE PARA NÃO DEIXAR ACUMULAR, E DISTRIBUIR MAIS CABOS DE CONTENÇÃO !
Isso chama- se incompetência, já existem no mercado tratores aquáticos que triturar essas algas e fazem com que sirva de adubo. Se a Prefeitura não pode comprar aluga ou a chesf, mas essas retiradas não será suficiente. Essa draga limpa com rapidez e eficácia. Fica a dica para os governantes, BASTA PESQUISAR NO PAI DOS BURROS O GOOGLE: TRATOR AQUATICO PARA LIMPEZA DE RIOS. É uma vergonha culpar alguém por ter rompido o cabo, além de não resolver mata os peixes mesmo porque há uma rede a baixo e pesos, isso é um absurdo aliás uma vergonha.
Pega essa maquina ai paiinho, a grande e passa logo nos barracos e acaba com essa mentira de balneario, esse generico ai feio horrivel e faz uma pista de corrida de moto em cima das plantas, kkkkkk
Pesca sub. Isso não tem nada a ver com sabotagem. Esse cabo da barreira de contenção e de alumínio de rede elétrica. Não tem nada a ver com cabo de aço já mergulhei várias vezes aí nesse local. O peso das baronesas com a força do vento. Não suporta. Se tivesse colocado cabo de aço de 1 polegada. Não teria acontecido isso. Serviços barato. Querem econômica. E aí tá o prejuízo. Cabos de aço são caros. Querem aproveitar. Reciclagem. Falta de projeto bem elaborado..
O ministério público deveria saber logo porque essa empresa do tal …estão juntinhos nessa… e tal e coisa. MELHOR O MINISTÉRIO PÚBLICO INVESTIGAR. ..
Ah, conta outra! Isso era totalmente previsível. Sabiam os “experts” da prefeitura que um.cabinho barato daqueles não ia aguentar a carga de centenas de toneladas de plantas… O cara da falida .. perdeu a boquinha por isso… e agora??
OLha se me ouvissem prederiam as baronesas colocando estes cabos em uns poste que tem no canal próximo ao centenário deixava uma passagem móvel para embarcações o homem é inteligente o senão nos pilares da ponte da entrada da cidade deixando uma passagem móvel para embarcações;
Minha gente.. tomem vergonha.. As pessoas da própria cidade não colaboram.. por favor
o cabo estar mau calculado ,muito fino.
Quanto mais baronesas chegando,, mais contratos emergências saindo.. tá Ruin né prefeito.
Ninguém partiu esse cabo não, simplesmente ele não é cabo de aço e não suporta a quantidade de baronesas, sempre vai partir, aquilo é uma gambiarra..e outra todo serviço prestado tem que ter garantia.. cobra a limpeza agora da empresa que estalou o cabo de aço mentiroso..
Não fale oque não saber o cabo foi contato
Agora uma promotora da uma limina falando que o banho esta impróprio e o consumo não fale com a embasa vem da uma desculpa que é foi feita um analicir do inema de 2018 por favor dr reveja os seu analicir ok
Amigos o cabo foi contado as prova estão na delegacia vão aguarda a resposta da polícia ok tem foto dele contado não é mentira