22 de dezembro de 2025

Após morte de 200 jumentos, prefeito leva comida e aluga fazenda em Rodelas (BA) para tratar dos animais

Por

REDAÇÃO - PA4.COM.BR (APIPA10)

Prefeito oferece milho para aplacar a fome de jumentos no interior da Bahia. (Imagens: Luciano Pinheiro / Facebook)

Com vistas a minimizar o sofrimento de jumentos confinados em propriedade rural, o prefeito Luciano Pinheiro (PDT), do município de Euclides da Cunha, no sertão da Bahia, realizou medidas emergências para socorrer os animais da situação deplorável em que se encontravam. No sábado (2), eles receberam milho e puderam saciar a fome.

 

Ontem segunda-feira (4), com apoio da ADAB (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia), a prefeitura transferiu os animais para uma fazenda que foi alugada no município de Rodelas (BA), um local mais estruturado para abrigá-los.

 

ASSISTA AO VÍDEO

 

 

Neste segundo flagrante de horror em que os animais foram expostos, verificou-se que providências foram tomadas com maior rapidez e sensibilidade. A trágica experiência em Itapetinga (BA), no ano passado, em que jumentos foram torturados e massacrados com requintes de crueldade, culminou em indignação, informação e conscientização da sociedade brasileira acerca da realidade vivenciada por estes animais no bárbaro comércio que os submete ao extremo sofrimento, tendo como consequência o extermínio de suas vidas.

 

Grande parte da população, já indignada, não suporta mais ver o sofrimento destes seres inocentes e indefesos. E para aqueles que lutam pela causa, surge um sentimento de gratidão ao verificar os jumentos sendo vistos com um olhar mais consciente. E este novo olhar, emanado da solidariedade e compaixão, vai eliminando as barreiras e realizando as transformações que todos nós esperamos alcançar.

 

Entendendo o caso (prefeitura denuncia fazenda)

 

A prefeitura de Euclides da Cunha, cidade a 270 km de Paulo Afonso, denunciou à Polícia Civil uma fazenda que mantinha 800 jumentos sob maus-tratos na Zona Rural do município. O problema foi identificado após uma vistoria realizada na propriedade, depois de uma denúncia.

 




 

A fiscalização foi feita pela prefeitura. O laudo foi divulgado pelo prefeito Luciano Pinheiro (PDT) nas redes sociais. No documento, a administração da cidade detalha que os jumentos não tinham água e alimentação adequadas, e que, entre os animais adultos, também foram achados filhotes recém-nascidos. Segundo a prefeitura, os jumentos estavam fracos, abatidos e mal se aguentavam em pé.

 

De acordo com o laudo da vistoria, os animais deveriam ser mantidos na propriedade temporariamente até seguirem para um matadouro, mas, estavam há mais de 60 dias no local.

 

Ainda segundo o documento, funcionários que estavam na fazenda no momento da vistoria teriam informado que, além dos 800 jumentos encontrados vivos, outros 200 também teriam sido levados para o local, mas morreram ao decorrer dos 60 dias. Na propriedade, foi encontrada uma cova improvisada, com dezenas de corpos de jumentos.

 

Conforme a publicação feita pelo prefeito, o laudo foi entregue para a polícia. A reportagem tentou falar com o delegado que cuida do caso, para tentar pegar mais detalhe, mas não conseguiu contato até a publicação desta matéria.







WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 2

  1. Aninha says:

    Isso é que é prefeito. Muito bem Luciano!!!!!!!

    • Eraldo José dos Santos says:

      Valeu prefeito pela sua decisão tomada com relação a este animais eles não merece passar por isso parabéns

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

bannermariabonita

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!