22 de dezembro de 2025

“Providências estão sendo adotadas para minimizar os impactos no Rio São Francisco”

Por

REDAÇÃO - PA4.COM.BR

Chesf monitora Rio São Francisco. Foto: Sistema Chesf.

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) publicou neste domingo (27), uma nota onde afirma que vem monitorando, com toda atenção, a propagação dos rejeitos da barragem de Brumadinho.

 

“A Diretoria está em contato direto com as entidades competentes de Minas Gerais e do Governo Federal, inclusive com a Agência Nacional de Águas (ANA). As providências estão sendo adotadas para minimizar os impactos no rio São Francisco.”, diz o pequeno texto publicado no site institucional da Companhia.

 

Na tarde de hoje (28), pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e da Agência Nacional de Águas (ANA) divulgaram o primeiro boletim de monitoramento especial do órgão sobre o Rio Paraopeba, um dos principais afluentes do Velho Chico.

 

De acordo com os órgãos, os rejeitos de minério de ferro da barragem da Vale que rompeu em Brumadinho (MG) chegarão à hidrelétrica de Três Marias, no Rio São Francisco, a partir do dia 15 de fevereiro.

 

Controlada pela Cemig (companhia elétrica de Minas Gerais), a Três Marias é a primeira instalada ao longo do São Francisco. A onda de lama percorre o local a uma velocidade de 1 km por hora, conforme o governo.

 

Segundo o site do O Globo, os cálculos feitos pelos técnicos do governo apontam que a lama chegará à usina entre os dias 15 e 20 do próximo mês.

 

No domingo, o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, disse que o governo trabalhava com uma probabilidade baixa de que a onda de lama contaminar o São Francisco.

 

O número de mortos em decorrência do rompimento da barragem subiu para 60 nesta segunda.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 6

  1. Marcio says:

    Acredite se quiser

  2. Cidadaodebem says:

    Falar é fácil , eu não acredito não , eles propios poluem o rio e tão com esse papo aí ? Aqui em Paulo Afonso , a chesf joga esgoto direto no rio São Francisco , em varias partes da cidade , esgoto puro caindo direto no rio São Francisco , isso é uma vergonha , uma empresa tão milionária , não investir nessa area , para não poluir o rio que eles usam !

    • Anônimo says:

      É verdade

    • francisco says:

      A CHESF nao é empresa milhionaria, concorco quando voce diz que joga os dejetos sanitarios sem tratamentos diretamente no rio mas voce tem que entender que os projetos dessas usinas sao antigos e acredito a ultima usina construida da empresa foi Xingo e a mesma nao trata seus esgotos, mas voce acha que a Valer, e outras mineradoras tratam os esgotos ? quais das cidades acima de Paulo Afonso tratam os esgotos ? as empresas de beneficiamento de tilapia e racao para peixe tratam seus residuos e esgotos ?

  3. alves SP says:

    as barragens de PAULO AFONSO, JA PASSOU POR ALGUM monitoramento, avaliação das condiçôes do paredão?

  4. alves_025@hotmail.com says:

    ALVES- SP: como estra o estado das barragens de PAULO AFONSO, do Paredão da P.A4, tem vistorias periódicas????

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

bannermariabonita

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!