
Os Bombeiros Voluntários de Três Marias confirmaram na tarde desta sexta-feira (25) que os rejeitos da barragem da mineradora Vale no Córrego do Feijão, em Brumadinho, podem chegar à represa de Três Marias a partir das 00h deste sábado (26).
A barragem da mineradora fica na região metropolitana de Belo Horizonte e se rompeu nesta sexta; pelo menos quatro pessoas ficaram feridas e cerca de 200 estão desaparecidos. Um mar de lama destruiu casas da região. O Corpo de Bombeiros e Defesa Civil municipal e estadual estão no local.
De acordo com o diretor da Associação dos Bombeiros Voluntários de Três Marias, Fabrício Coelho, um alerta foi emitido pela Defesa Civil Estadual para que o monitoramento seja intensificado na área da barragem. A Cemig, responsável pela represa, confirmou que monitora o andamento da lama e que, provavelmente, chegará na cidade.
“A Cemig ficou responsável por fazer o monitoramento oficial da barragem, da qual ela é a responsável. Mas estamos com o pessoal em prontidão para, se necessário, atuar”, diz o Fabrício.
O diretor explicou ainda que a represa de Três Marias está com cerca de 57% de sua capacidade total, o que pode ajudar na diluição dos rejeitos que despejaram com o rompimento em Brumadinho. “Três Marias é cerca de cinco vezes maior que a barragem que rompeu. Então, o volume de rejeito que chegar deve ser diluído mais facilmente. Mas se realmente chegar até Três Marias, o fornecimento de água às casas deve ser interrompido até que seja feita análise da água”.
Curso do rio
O reservatório fica no Rio São Francisco, que é a principal fonte de captação de água de diversas outras cidades no Norte de Minas. Em Pirapora, segundo a assessoria da prefeitura, diretores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e representantes da Defesa Civil se reuniram para estudar a situação e verificar se o rompimento da barragem em Brumadinho vai gerar algum impacto na cidade. Segundo a assessoria do Saae, não há previsão de interromper o abastecimento de água e contaminação do Rio São Francisco.
O serviço afirma que vai esperar entre 48h a 72h para verificar, com exatidão, se os dejetos da barragem chegarão até Três Marias e se as cidades ribeirinhas, como Pirapora, correm algum risco de serem afetadas.
Pelo menos cinco cidades próximas de Brumadinho já emitiram alerta sobre os riscos de a lama atingir a cidade. Entre elas Mário Campos, São Joaquim de Bicas, Betim, Juatuba e Florestal. Nesses municípios, equipes das defesas civis estão empenhadas em evacuar as margens do Paraopeba. O rio deságua na Represa de Três Marias, no Rio São Francisco.






Os corruptos que deveriam fiscalizar essa barragem são também culpados por esta catástrofe
Desastre ambiental este, já previsto e discutido em 11 de dezembro de 2018 quando liberaram a licença ambiental para ampliação da produção da usina. Foram 8 votos a favor, 1 contra e 1 absteve-se. Tá aí o problema gerado! Parabéns aos políticos e viva o país da IMPULNIDADE!!!!!!
Desastre ambiental este, já previsto e discutido em 11 de dezembro de 2018 quando liberaram a licença ambiental para ampliação da produção da usina. Foram 8 votos a favor, 1 contra e 1 absteve-se. Tá aí o problema gerado! Parabéns aos políticos e viva o país da IMPUNIDADE!!!!!!
A CHESF PRECISA IMPLANTAR UM PLANO DE EMERGÊNCIA TAMBÉM. PARA AMENIZAR OS EFEITOS DE UMA CATÁSTROFE COMO ESSA DA VALE.
A CHESF já investe bastante em segurança das barragens. Por hora não há risco disso acontecer. Mas quando for privatizada, a população de Paulo Afonso pode se preparar!! Pq empresa privada não vai tirar do lucro dela pra investir em segurança não.
pois é, vira e meche, tem uns espertinhos roubando as pedras do paredao, quanta ignorancia
Justamente. É de uma estupidez sem tamanho.
a chesf nao esta nem ai para paulo afonso
A empresa responsável – Vale do Rio Doce, deveria ser obrigada a sanar todos os problemas causados, imediatamente. Se o fornecimento de água for interrompido, devido à lama de rejeito mineral, em algum município ou povoado, a Justiça determine que a Vale resolva o problema nesse exato momento. E comece a limpar a merda que fez. Não vai faltar dinheiro pra isso!
SERÁ QUE ESTÁ BARRAGEM DE PAULO AFONSO JÁ PASSOU POR ALGUMA INSPEÇÃO?
TENHO 46 ANOS E NUNCA OUVI FALAR QUE A CHESF TENHA FEITO ALGUMA VISTORIA JUNTO AO ÓRGÃO AMBIENTAL .
Renato, a Chesf tem um Departamento de Monitoramento de barragens. Trabalha muito fazendo inspeções.
TENHO 46 ANOS E NUNCA OUVE UMA FISCALIZAÇÃO NESTAS BARRAGENS QUE ENVOUVE A CIDADE DE PAULO AFONSO.
QUANDO ACONTECER O QUE ESTAMOS VENDO NA TV .AÍ APARECE ENGENHEIRO DIZENDO QUE A CHESF FOI AVISADO
CRIME AMBIENTAL…MAIS UM….DE MUITOS!!! Um viés que compensa às empresas!