Sem dar muitos detalhes, a prefeitura de Paulo Afonso informou nesta sexta-feira (18), que a barreira de contenção, implantada a 200 metros da margem e foi cortada por vândalos. A declaração está no texto enviado pela Assessoria de Comunicação sobre o início dos trabalhos no Balneário Prainha para retirada das plantas aquáticas da margem do rio. Veja o texto oficial abaixo:
Força-tarefa no Balneário Prainha retira plantas aquáticas da margem do rio
Uma ação conjunta entre a gestão municipal e os donos de quiosques do Balneário Prainha está resultando na retirada das plantas aquáticas, popularmente conhecida como baronesas.
Elas voltaram à margem do rio essa semana devido ao rompimento da barreira de contenção, implantada a 200 metros da margem e foi cortada por vândalos. Até que o cabo esteja totalmente recuperado, homens das secretarias de Meio Ambiente e Infraestrutura estão no local retirando as baronesa para devolver o ponto turístico livre das plantas.
Na manhã do dia 17, o prefeito Luiz de Deus recebeu alguns donos de quiosques e se comprometeu a resolver o problema unindo a gestão e a associação dos quiosqueiros.
Em 2018, quando o problema teve início, a gestão municipal realizou uma grande ação para retirar as plantas aquáticas e assim não prejudicar a visitação ao local. Foram cerca de 30 toneladas.
As baronesa que chegam na Prainha vêm de outros Estados vagando pelo canal da PA4, acumulando-se no Balneário. A proliferação é efeito do aumento da poluição do Rio São Francisco.
O prefeito Luiz de Deus ressalta que estará solicitando ajuda da Chesf e Codevasf para que possam realizar ações conjuntas.












Se fosse cabo de aço.
Era oquer se ñ aço seu jumento
Com certeza foi ato criminoso. Estão fazendo de tudo pra prejudicar a imagem do prefeito
logico que não foi, foi mal planejado por pessoas incapaz (secretario mané)
valeu wilker, boa tentativa! hehehehehe
Estão fazendo td para gastar mais dinheiro com mão de obra e maquinário dos aderentes.
Conta outra que essa não cola, baseado em qual laudo foi dada essa informação? Vamos ser honesto e afirmar que ao passar do tempo as baronesas foram se acumulando e devido ao peso, fortes ventos e uma falha física na estrutura do cabo o mesmo se rompeu, seria mais plausível e a população aceitaria com naturalidade, pois a colocação desse cabo foi uma boa ideia da prefeitura ,um paliativo que resolveu o problema dos comerciantes e frequentadores da prainha. quanto a essa iniciativa temos que aplaudir o pessoal da prefeitura pois a solução do problema foge da competência da prefeitura.
Nada a ver!
Não foi contado o cabo quebrou e não so cabo de aço e cabo de energia que a chefs doou a prefeitura não fale o que vc não saber o serviço foi mal feito mais foi pago 160 mil para fazerem esta m….. agora outra empresa vai trazer de novo ok
Isso era uma barreira de contenção ou um barbante.🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Se for ato criminoso não sei, mas já passou da hora de limpar.
Natal e virada de ano cheio de baronesa, vários turistas vendo a porcaria que estava. Talvez até seja que tenha cortado ou arrebentado, mas a quantidade de baronesa que estava ( já era pra limpar).
eu quero saber é de que a responsabilidade da limpeza do Rio São Francisco da prefeitura ou da chesf não se prontifica a resolver o problema a prefeitura fica enxugando gelo jogo de empurra-empurra que acaba sofrendo São papulação de Paulo Afonso
tava na cara que foi cortado
E pq ñ tiveram uma ideia de retirar as baronesas na berreira?
Coloca os engenheiros pra pensar. É um ato delituoso sim mas até quando esse cavinho iria suportar tanto bagulho?
Pq ele era reto, já tava quase dando cria pois o bucho já tava bem redondinho na barreira
Acharam bem ruinzinho hein… mais servicos pra prefeitura superfaturar
Ai nuca foi cabo de aço mas nao vem au caso o importante e resolver o problema eu acho que se colocase mais boias e fose tirando as baronesas que juntase com uma baussa evitava isso
Se colocassem mais boias e retirassem a baronesa quando fosse ju tando nas boias evitava
O problema nao so e as baronesas como tambem o desprezo das tal autoridades que dizem que cuifam bem dessa cidade tudo mrntira so estao procurando fazer alguma coisa porque la na prainha e ponto turistico mande eles olhar o ta nto de baroneza acumulada na estrada que vai para.a vila moxoto no caminho que se chama duas aguas. Na verdade as baronezas nao vem dos outros estados como colocaram o comentario no outro siite sao daqui mesmo bem pertinho .
Não adianta colocar cabo de aço e deixar as plantas acumularem , vai chegar ao ponto q o próprio cabo não suportará. A manutenção e retirada das mesmas q ficam aumentando cada vez mais é necessário para q amenize essa situação!
e a consciência dos quiosqueiros, banhistas e turistas sobre limpeza deve ser reeducada. Pois não vai adiantar colocar cabo se as pessoas alimentam a poluição da água, fazendo com q as baronesas fiquem-se no mesmo local!
Pura verdade, estão fazendo de tudo para sujar a imagem do prefeito. Isso é muito feio.
Como uma pessoa se ocuparia em sair de sua casa so cortar uma porcaria dessas ?olga invente outra desculpa porque essa nao cola
Claramente cortado por alicate ou tesourao. Quando quebra as pontas n ficam dessa forma.
Mas concordo com pensamentos anteriores aí. Mais obras para superfaturar, seja coincidência ou não.
Pode chamar qualquer especialista na área ai nao foi vandalismo. Simplesmente a força da natureza .passo todos os dias e perceb que o peso era tao forte q estava arrastando a contenção , ai e óbvio q ia se romper
Transparência na prefeitura ZERO.
Quanto pagou de máquinas, de caçambas, de mão de obra, quanto para colocar o cabo? Isso na Prainha.
Queremos saber quanto também foi gasto na Prainha Airton Senna?
Governo sério não pode faltar com a verdade.
Transparência na prefeitura ZERO.
O povão quer saber.
Quanto pagou de máquinas, de caçambas, de mão de obra, quanto para colocar o cabo? Isso na Prainha.
Queremos saber quanto também foi gasto na Prainha Airton Senna?
Governo sério não pode faltar com a verdade.
A tá. Barreira de contenção simplesmente foi cortada. Onde estão as provas que foram vistas pessoas rompendo o cabo? Teve testemunhas oculares