22 de dezembro de 2025

Epidauro Pamplona palestrou sobre os “anos de chumbo” da ditadura militar no Colégio Carlina

Por

REDAÇÃO - PA4.COM.BR

Nesta quarta-feira, 25 de outubro, o ex-preso político e torturado, o jornalista, escritor, bacharel em Direito e comentarista do PROGRAMA RADAR 89 DA DELMIRO FM, professor Epidauro Pamplona, discorreu sobre o período negro da história do Brasil para os alunos do 3º ano do ensino médio daquela egrégia instituição de ensino, tema que poderá ser solicitado na redação do próximo ENEN.

 

Na pauta, explanação sobre o Golpe Militar que deixou o país com a maior dívida externa do mundo, a floresta amazônica devastada e a corrupção que não poderia ser publicada, na época, nas obras faraônicas que locupletaram as grandes empreiteiras que ora chafurdam nos escândalos da Lava Jato.

 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 8

  1. LAERCIO PAZ says:

    “NÃO SE ENCANTEM COM O CANTO DAS SEREIAS”.
    “QUEM NÃO CONHECE A HISTÓRIA, ESTAR FADADA A REPETÍ-LA.”
    EXISTIAM PESSOAS QUE ASSALTARAM BANCOS, REALIZARAM ATENTADOS A BOMBA, SEQUESTRARAM AVIÕES E ATÉ MESMO DIPLOMATAS ESTRANGEIROS, COMO O EMBAIXADOR NORTE-AMERICANO CHARLES BURKE ELBRICK. ELE FOI SOLTO 2 DIAS DEPOIS, EM TROCA DA LIBERTAÇÃO DE PRESOS POLÍTICOS DO REGIME. O PRIMEIRO ATENTADO À BOMBA QUEM DEFLAGOU FORAM ELES, NO AEROPORTO DE GUARARAPES NO RECIFE, FERINDO E MATANDO CIVIS INOCENTES.
    DURANTE O REGIME MILITAR O BRASIL ELEVOU-SE DA 41ª PARA 8ª MAIOR ECONOMIA DO MUNDO E SALVOU O BRASIL DA DECADÊNCIA COMUNISTA, QUE DIGA-SE DE PASSAGEM NÃO DEU CERTO EM LUGAR NENHUM DO MUNDO.
    HOJE, O BRASIL CAI PARA A 81ª POSIÇÃO EM RANKING DE COMPETITIVIDADE DE PAÍSES, PERDEU MAIS 6 POSIÇÕES EM 2016 E ATINGE PIOR POSIÇÃO EM 20 ANOS.
    EM 4 ANOS, BRASIL CAIU 33 POSIÇÕES EM LISTA DO FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL.
    ELES RETORNARAM COM A MESMA PROPOSTA, DURANTE OS ÚLTIMOS 20 ANOS E LEVARAM O BRASIL, DE NOVO, A UMA CRISE, MORAL, ÉTICA, FINANCEIRA E ECONÔMICA SEM PRECEDENTES. COMANDARAM O MAIOR ESQUEMA DE CORRUPÇÃO DO MUNDO, JAMAIS VISTO NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE NO BRASIL, COMBATIDO PELA OPERAÇÃO LAVA JATO. NÃO É A TOA QUE A HISTÓRIA SE REPETE, POIS HOJE, ASSIM COMO EM 1964, O POVO BRASILEIRO PEDE A INTERVENÇÃO CONSTITUCIONAL DAS FORÇAS ARMADAS
    OBRAS E FEITO DO REGIME MILITAR: BANCO CENTRAL; EMBRATEL; TELEBRÁS; INPS; CÓDIGO TRIBUTÁRIO NACIONAL; ZONA FRANCA DE MANAUS; INFRAERO; EMBRAER; ENGESA; MOBRAL; CONSTRUÇÃO DAS USINAS ANGRA I E ANGRA II; CONSTRUÇÃO DA PONTE RIO NITERÓI; CONSTRUÇÃO DAS MAIORES HIDRELETRICA: TUCURUI; JUPIA E ITAIPU; IMPLEMENTAÇÃO DO METRO EM VÁRIAS CAPITAIS; EMBRAPA; DATAPREV; LBA; FUNABEM; PASEP; SUDAM; FGTS; PIS.

  2. Professora says:

    Ótimo, parabéns professor Epidauro. Ainda tem pessoas cegas que dizem votar no candidato que representa o Golpe Militar que matou, torturou e exilou vários patriotas. Ninguém melhor que o senhor para alertar o povo sobre esta ameaça terrível que deixou o país com a maior dívida externa do mundo e a corrupção viciada da época não podia ser publicada. Valeu!

  3. Iracema says:

    Isto é bom para alertar a juventude eleitora de Bolsanaro que dedicou seu voto pelo impeachent ao general Carlos Alberto Ustra, maior torturador do Golpe militar. Parabéns Pamplona

  4. Imparcial says:

    Que ele tenha usado da imparcialidade, uma vez que na reportagem sita o professor como ex-preso politico e torturado pela ditadura, e tenha dito que na época da ditadura não tinha vagabundo perambulando na rua e o cidadão de bem podia andar tranquilamente, tudo no mundo tem seus lados bons e ruins, exemplo disso é o PT no governo, teve suas boas açõe, pq a ditadura iria ser de tudo ruim?!
    E digo mais, é melhor JAIR se conformando, ele vem ai!

  5. E.P. says:

    Contatos com o autor: (75) 98813 9816 e (75) 99266 7101

  6. Álvaro Luiz Vieira says:

    Bom Dia
    Me usando da técnica de Sócrates, chamada “ironia” do grego “interrogar” faço algumas perguntas importantes sobre esse assunto e que servem de reflexão, é preciso ter senso crítico sempre para não aceitar como verdade aquilo que é dito por um suposto “especialista” no assunto. Ele pode cometer uma falácia ou sofisma (um raciocínio inválido ou ilegítimo quando a argumentação é capaz de persuadir pelo efeito psicológico e não pela autoridade) conhecido com “apelo à autoridade”:
    1) Em comparação as “ditaduras” ocorridas na Alemanha com Hitler, na Itália com Mussolini, na Espanha com Franco, no Chile com Pinochet, Idi Amin em Uganda todas focadas em “um único governante”, no Brasil, o período conhecido como “ditadura” teve quantos governantes?
    2) Não são os militares com suas organizações militares que protegem a Amazônia supostamente “devastada” como dito na reportagem?
    3) A ponte Rio-Niterói e a BR 230 (transamazônica) são as conhecidas obras faraônicas. Elas são inúteis?
    4) A arena das Dunas e o velódromo do Rio de Janeiro são obras faraônicas ? São úteis?
    5) As grandes empreiteiras “enriqueceram” durante a “ditadura” segundo a reportagem. De 1989 (quando acabou o Regime) a 2016 (quando eclodiu a Lava-Jato) elas empobreceram? Faliram nesse regime “democrático” que foi instituído?

    Alunos do Colégio Carlina, tenham senso crítico, sempre vão em busca da verdade como o máximo de informações possíveis pois a realidade pode ser moldada de acordo com aparato com que se a observa.
    1)

  7. Antônio Silva says:

    Eu vivi o período da ditadura militar nesse país …..
    Acho estranho alguém falar em violência, tortura, economia destruída e corrupção naquele período. Provavelmente a pessoa que disse isso hoje deve ser encontrar na Suécia ou Noruega ou Finlândia que são países que tem boca limpa para falar de qualquer um.
    Ao longo de meus 74 anos, 21 dos quais vivi sob o período militar, nunca fui importunado pelos militares. Talvez porque eu me considerava e considero uma pessoa de bem, que cumpre suas obrigações de cidadão e não um baderneiro suposto revolucionário que queria transformar esse país em uma outra Cuba.
    Apesar de meus estudos não muito avançados, nunca fiquei sem emprego. Nunca precisei ser sustentado pelo Estado com bolsa isso e bolsa aquilo e tive condições de criar minha família com dignidade. Talvez os onze milhoes de cidadãos que estão sem emprego hoje, muitos deles poucos mais jovens que tenham opinião parecida com a minha….
    Discutir corrupção hoje e naquela época é a mesma coisa que colocar dois lobos e uma ovelha escolhendo o que irão comer. Presidentes militares ( direta ou indiretamente, eles forma escolhidos pelo povo) morreram a míngua em hospitais públicos com no máximo uma casa pra deixar de herança aos filhos. Nesses 30 anos de governo civil, esse país foi marcado por contínuos escândalos de corrupção culminando, até agora, com uma operação de repercussão mundial que , se estivéssemos em um país sério, teríamos os seus principais dirigentes em várias esferas do poder atrás das grades.
    Economia? Hahá…. copio as palavras do Sr Laércio Paz aí em cima. Só temos deficit em 159 bilhoes deixados principalmente pelo Sr Lula e D. Dilma, exemplos de administradores do bem público.
    Isso sem contar as escolas que produzem analfabetos funcionais, que sabem mal mal escrever seus nomes. Que se limitam a reproduzir o que seus professores de história, os quais muitos deles passaram a faculdade fumando maconha com o dinheiro do pai capitalista, dizem….. Sem contar as ideologias de gênero que acabam com a pureza e inocência de uma criança ou mesmo esse estado que não dá ao cidadão o direito de se defender e defender sua família em uma guerra que hoje mata mais que a Síria.
    Realmente, aquele período foi horrível para o país….
    Que saudade

  8. Antônio Silva says:

    Muito boa a reportagem …..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

bannermariabonita

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!