O Conselho Federal de Medicina (CFM) conseguiu liminar expedida pelo juiz Renato Borelli, da 20ª Vara da Justiça Federal de Brasília, que na prática restringe as atividades do enfermeiro.
“Nós não vamos mais poder realizar a primeira consulta do pré-natal, só a partir da terceira, nós não poderemos mais fazer testes rápidos nem o controle de doenças sexualmente transmissíveis, nem o acompanhamento de pacientes que tenham hanseníase ou tuberculose, nem preventivo” explicou Fabrícia Vital, coordenadora regional do SAMU de Paulo Afonso, ao PA4.
Os vereadores de Paulo Afonso foram solidários à causa e devem apoiar o ato público que acontecerá amanhã, às 17 horas no Lidinalva Cabral. “A gente vai fazer uma passeata para mostrar realmente qual é o dever e as atribuições do profissional de enfermagem e pedimos o apoio das famílias pauloafonsinas”, completou Fabrícia.





Querem realizar esses procedimentos? Formem-se em medicina!
ooooooooooo meu Deus, primeiramente vc sabe quais atribuições do enfermeiro em uma unidade básica, provavelmente não. Não vê que o que eles querem é sucatear mais ainda o SUS.
Menos trabalho para Enfermagem, melhor.
e vc já viu algum médico aplicando injeção ? não né ,pq fica a cargo do enfermeiro e técnicos.
algum médico aferindo pressão,preparando nebulização ?não né ,pq será hem ?
Uma…nojenta.
não queremos ser médicos!!! somos capacitados para fazer o que fazíamos, e uma pena como algumas pessoas não conhece o sistema de saúde brasileiro, essa luta e pela população, que vai ficar a espera dos grandes deuses, como sempre,quem vai sofrer e a população, quantas crianças nasceram com sífilis, quanto tempo uma mulher vai esperar para descobrir se tem câncer de mama ou útero, a população que usa o serviço sabe a realidade.
Nos EUA enfermeiros realizam diversos procedimentos inclusive atendem consultas e prescrevem tratamentos em casos de baixa complexidade como dor de garganta por exemplo. Essa lei protege diversos interesses menos a saúde das pessoas.
Idiota vc… isso só vai prejudicar a população, já falta médico pra casos mais graves imagine pra essas coisas, os enfermeiros estavam adiantando o atendimento, Agora não podem mais, vc q deveria estudar e ter mais educação e respeito pela profissão dos outros.
ClasSe sem moral. Deixar politicos e seus puxa sacos se envolverem em uma causa tão nobre. Só fez empobrecer a classe. Os que eu vi em cima do carro de som me deixou com nojo. Assim vocês não vão a lugar algum.