
O deputado Mário Negromonte Júnior, o único deputado federal baiano a participar, na última sexta-feira (15), em Paulo Afonso da audiência pública para debater os problemas enfrentados pelos perímetros irrigados de Itaparica, agiu com celeridade e desde o início da semana está honrando o compromisso feito com os reassentados quando garantiu: “Comprometo-me a trabalhar para melhorar a qualidade de vida dos assentados”.
O primeiro encontro aconteceu na terça-feira, dia 19, e foi na Casa Civil. Na audiência com o ministro Eliseu Padilha, o deputado escreveu nas redes sociais: “Garantindo a retomada da Mesa Permanente de diálogo sobre os Perímetros Irrigados de Itaparica. Debatemos com o Ministro Padilha o atendimento as necessidades vencidas e vincendas da operação, manutenção e energia dos perímetros”.
Ontem, dia 20, mais dois importantes encontros em Brasília com objetivo de reforçar a retomada da reativação das negociações com reassentados e a manutenção e energia dos projetos de irrigação de Itaparica da Bahia. A reunião foi com o presidente interino do país, Rodrigo Maia, que encaminhou as demandas para o Ministro Planejamento.
Também nesta quarta-feira, o deputado Mário Negromonte Júnior reuniu-se com o Ministro da Integração, Helder Barbalho e o Presidente da Codevasf, Avelino Neiva “levando proposta para atender as necessidades vencidas e vincendas de operação, manutenção e energia (O&M) dos projetos de irrigação de Itaparica da Bahia”. Ao final, Mário Júnior se mostrou otimista: “Tudo bem encaminhado”, disse.
O deputado baiano confirma assim, que continua firme em seu propósito de trabalhar em favor dos reassentados de Itaparica:
“Desde 2015 quando assumi meu mandato, me dedico a essa luta em favor dos reassentados, o projeto estava praticamente parado e com seis meses de atraso nos pagamentos dos funcionários e conseguimos colocar em dias. Levei pela primeira vez um presidente da Codevasf nos projetos de Pedra Branca, Rodelas e Gloria e pedi ao então presidente, o senhor Felipe Mendes que pagasse os salários atrasados, que mantivesse o escritório de Paulo Afonso aberto e que desse uma atenção especial aos projetos de Itaparica não permitindo qualquer debate que visavam acabá-los, fatos que ocorreram”, contou o deputado.
Veja abaixo, um resumo das reivindicações do deputado Mário Júnior oficializadas nas reuniões com ministros e representantes do Governo Federal:
– Garantir os 16 milhões para operação, manutenção e energia (O&M) para os perímetros irrigados de Itaparica da Bahia, Pedra Branca (Curaçá e Abaré), Rodelas e Glória e mais 21 milhões para os perímetros de Pernambuco;
– A retomada da mesa de diálogo liderada pela casa civil;
– Garantir no orçamento de 2018 o projeto de 100 milhões para as reabilitações dos sistemas e estradas vicinais, ou seja, lutar pelo melhoramento do sistema. E que, através dessa ação, possam atender os perímetros irrigados. É de suma importância que as autoridades e órgãos competentes voltem sua atenção para esta causa, já que dura 30 anos.






